Pensar Piauí

Qual motivo teria levado a atleta Walewska Oliveira à morte?

Biógrafo faz revelação importante

Foto: DivulgaçãoWalewska Oliveira
Walewska Oliveira

Fórum - A morte da ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira, que caiu do 17º andar do prédio onde morava em São Paulo na última quinta-feira (21), causou comoção em todo o país, que busca saber as causas da tragédia.

Aos 43 anos, a atleta era casada com Ricardo Alexandre Mendes, que não compareceu ao velório neste sábado (23) em Belo Horizonte. O enterro aconteceu ainda pela manhã no cemitério Bosque da Esperança, na capital mineira.

Ao prestar depoimento à Polícia, Mendes afirmou que "não estava feliz ao lado dela" e já teria decidido pedir o divórcio. 

"[O casamento] foi se desgastando por diversos problemas, por ela ser compulsiva por compra e ter dilapidado boa parte do dinheiro que eles conseguiram durante os anos de relação", afirmou Ricardo, em depoimento registrado no boletim de ocorrência.

"Nos últimos meses, [Ricardo relata que a relação] já estava bem desgastada e que ocorriam pequenas discussões, mas nada [em tom] agressivo. Ele falava que não estava feliz ao lado dela e queria o divórcio para seguir um novo caminho", diz o documento.

Em entrevista ao portal Uol, Teco Condado, amigo e biógrafo da campeã olímpica, afirmou que Walewska não estaria suportando o desejo do marido em se separar.

"Ela era extremamente apaixonada pelo Ricardo. E, se realmente estavam em fase de divórcio, eu acho que ela não suportou", disse Condado, co-autor de "Outras Redes - A trajetória de uma atleta de sucesso e o despertar de outras jornadas", que conta a história de Walewska.

O escritor, que teve encontros por 12 meses com a ex-atleta, onde obteve mais de seis horas de conversa editada, revelou que além da conquista olímpica, o assunto que mais emocionava Walewska era a relação de 20 anos com o marido - eles não tiveram filhos.

"Me lembro dela ter se emocionado pra valer apenas uma vez. Exatamente na hora que ela fala do Ricardo. Ela fala de uma gratidão por ele e, nessa hora, ela chora. Ela até brinca: você conseguiu me fazer chorar", contou.

Separação

Mendes, que estava em São Paulo,  não fez o reconhecimento do corpo pessoalmente, optando por deixar a roupa da esposa na portaria para que a funerária pudesse fazer os preparativos para o sepultamento.

Walewska Oliveira era uma figura icônica no mundo do esporte brasileiro, tendo conquistado a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim-2008 e uma medalha de bronze nos jogos de Sidney, em 2000. Ela também fez parte da seleção brasileira nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.

A notícia da morte da ex-jogadora deixou sua família, amigos e fãs consternados. Maria Aparecida Moreira, mãe de Walewska, emocionada, relembrou o último encontro com a filha em uma entrevista ao UOL. A família se reuniu em São Paulo no último sábado (16), para comemorar o aniversário do único irmão de Walewska, Weslley Oliveira.

"Estávamos em São Paulo no aniversário do meu outro filho. Ela estava com o marido, Ricardo, estávamos todos juntos, em família. Minha filha estava alegre, serena, tranquila. Não entendo o que aconteceu. Vou sentir muita falta. Filha amada, muito querida. A gente vai ter que superar, vai ser muito difícil", lamentou Aparecida.

Geraldo Vieira de Oliveira, pai da jogadora, também expressou sua tristeza: "É muito doloroso, é muito triste. O coração da gente fica despencando, um pai enterrando uma filha. Vai ser difícil esquecer. Eu fico olhando aqui as fotos e não consigo acreditar que isso aconteceu. Toda vez que eu olhar pra uma foto dela, tenho certeza que eu vou chorar".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS