PT recebe prefeitos do PDT no Ceará e tem vice do PSOL no RS
Movimento de apoio ao PT

Forum - Sete prefeitos de cidades cearenses anunciaram, na sexta-feira (29), desfiliação do PDT e informaram, ainda, que apoiarão Elmano Freitas, o candidato do PT ao governo do estado. Além destes, outros dois prefeitos do partido de Ciro Gomes informaram que apoiarão o candidato petista, mas continuarão na legenda.
O movimento vem após o PDT, que detém 63 prefeituras no Ceará, quebrar o acordo que mantinha com o PT e rifar a candidatura de Izolda Cela ao governo do estado para lançar Roberto Cláudio. Até então filiada ao partido, Izolda era vice de Camilo Santana (PT) e assumiu o posto de governadora após o petista renunciar para concorrer ao Senado.
Diante da manobra, o PT, que apoiava a candidatura de Izolda Cela, então, lançou Elmano Freitas, e Camilo Santana vem conseguindo apoio de prefeitos do PDT ao petista.
Anunciaram desfiliação do PDT para apoiar o candidato petista os prefeitos Carlos Áquila (Moraújo), Dr. Junior (Chorozinho), Nezinho Farias (Horizonte), Dr. Juju (Jaguaribara), Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Taiano Martins (Tarrafas) e Thiago Campelo Nogueira (Aracoiaba). Além deles, manifestaram apoio a Elmano, mas ainda permanecerão no PDT, os prefeitos Saul Maciel (São Benedito) e Dr. Guilherme (Barbalha).
PT e PSOL estarão juntos de forma inédita no Rio Grande do Sul
O PT e o PSOL chegaram a um acordo inédito no Rio Grande do Sul: os partidos, pela primeira vez, estarão juntos na disputa pelo governo do estado. Na noite desta sexta-feira (29), o vereador Pedro Ruas (PSOL), de Porto Alegre, retirou seu nome da disputa para ser candidato a vice na chapa liderada por Edegar Pretto (PT).
Ambos se reuniram na casa do petista para selar o acordo, que envolve ainda o nome do vereador Roberto Robaina (PSOL) como primeiro suplente do ex-governador Olívio Dutra (PT), que se lançou esta semana como candidato ao Senado pelo estado.
"O vereador Pedro Ruas será o meu vice na chapa para a disputa ao Piratini. Juntos representamos a unidade do campo popular (...) Juntos, com a nossa coragem, resistimos. Agora, com coração renovado de esperança, vamos reconstruir um novo tempo para o RS e para o Brasil. Um tempo de igualdade, justiça e tolerância", disse Edegar Pretto ao anunciar o acordo.
"Hoje fechamos um acordo histórico: para enfrentar a direita no RS, o bolsonarismo e seus tentáculos gaúchos, fizemos uma aliança onde já entram Psol, PT, PCdoB, PV, Rede e outros que virão. Nosso pré-candidato ao governo do estado será Edegar Pretto e eu serei o pré- candidato à vice (...) Estou honrado com a escolha do meu nome para ajudar nessa construção, mandando meu abraço socialista para tod@s !!!, escreveu Ruas, por sua vez, através das redes sociais.
O ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), celebrou a decisão: "Chapa é boa, nova e muito gaúcha. Pedro, brizolista histórico que se encontrou no Psol e Edegar, Presidente da Assembleia, deputado e parlamentar universal que veio dos movimentos e da nova geração democrática e libertária do Estado. CHAPA DA DIGNIDADE POLÍTICA DO RIO GRANDE".
Deixe sua opinião: