Política

PT promete reverter reformas de Temer por apoio do PSol a Lula

As cúpula das duas legendas concordaram em tentar revogar mudanças feitas na Previdência, nas leis trabalhistas e acabar com teto de gastos

  • quarta-feira, 9 de março de 2022

Foto: DivulgaçãoReunião entre PT e PSOL
Reunião entre PT e PSOL

 

Em reunião nesta quarta-feira (9/3), as cúpulas do PT e do PSol discutiram o apoio do partido à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já no primeiro turno. De acordo com petistas presentes ao encontro, o conjunto de pontos apresentados pelo PSol estão de acordo com os planos para um eventual governo de Lula.

A tônica programática exigida pelo PSol inclui a revogação das mudanças constitucionais aprovadas no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), que assumiu o poder após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.

O partido de Guilherme Boulos apontou como prioridade a reversão da reforma da Previdência, da reforma trabalhista e do limite de gastos por parte do governo, conhecido como teto de gastos.

A perspectiva de apoio a Lula no primeiro turno é ideia defendida pela maioria do PSol. Uma ala minoritária da legenda ainda defende o lançamento de um nome próprio no primeiro turno: o do deputado federal Glauber Braga (RJ). No entanto, essa tendência é minoritária dentro do partido.

Após a reunião, tanto a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), quanto o presidente do PSol, Juliano Medeiros usaram suas redes sociais para indicar a concordância, a princípio, com a coligação, já no primeiro turno. Medeiros falou em contrução de uma unidade na esquerda e avaliou: “Boas perspectivas”.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: