Pensar Piauí

Projeto Quintura lança temporadas de espetáculos no Sobrado

Projeto Quintura lança temporadas de espetáculos no Sobrado

O projeto Quintura inicia nesta quinta (09), no Sobrado, Rua Darcy Araújo, 2049, bairro São Cristóvão, uma temporada gratuita de espetáculos de teatro, dança, performance e mostras de cinema. As apresentações culturais estarão movimentando nosso circuito de arte durante dez semanas com programação ininterrupta nos meses de fevereiro, março e abril.
A cada semana uma criação artística estará em temporada nas salas do Sobrado durante quatro dias. De quinta à sábado os espetáculos começam às 21 horas e no domingo às 20 horas, garantindo que todo mundo possa em algum dia da semana acompanhar a produção local e também curtir um pouco da noite teresinense no Alquimia Café Bar, que fica no mesmo espaço. O objetivo do projeto realizado com o apoio do Instituto Punaré, Fundação Monsenhor Chaves e Prefeitura Municipal de Teresina é mostrar a produção local e apostar na realização de temporadas. É uma política de formação continuada de público através de uma programação semanal permanente, como ressalta uma das idealizadoras e artista de dança, Janaína Lobo.
“O Sobrado já se estabeleceu bem como espaço de exposição. Com o Quintura a gente quer trazer outro lado. É um projeto todo pensado para as artes cênicas, fomentando a cena local e mostrando o que está sendo feito”, explica Janaína, enfatizando que a cena teresinense está repleta de criações que merecem cada vez mais espaços e canais de circulação que estão sendo oportunizados pelo Sobrado através do projeto Quintura.
PROGRAMAÇÃO
A abertura do Quintura acontece com FRANGO, de Zé Reis na quinta-feira (09.02) e segue até o domingo (12.02). Logo após apresentação, drinks e discotecagens vão garantir a comemoração na noite de abertura do projeto.
FRANGO é uma performance que dança com questões estéticas heteronormativas. Zé Reis é um artista piauiense que acredita no corpo como um potencializador de urgências humanas. Trabalha como ator, performer, diretor e preparador de elenco para teatro e cinema. Sua formação em teatro e dança contemporânea se divide entre Teresina, Brasília, Buenos Aires e Belo Horizonte.
No período de 16 à 19 de fevereiro, o público terá acesso à performance Eólico de Samuel Alvis e de Ireno Júnior. Um projeto de criação independente e de resistência, por um fazer dança em Teresina que relaciona a tentativa como sinônimo de não desistência.
Fechando fevereiro, o carnaval do Quintura no Sobrado traz uma proposta diferenciada: em vez de folia e marchinha, o escurinho do cinema para quem prefere uma programação mais alternativa: Carnavalia com filmes como São Paulo em Hi-Fi sobre a noite gay paulistana entre 1960 e 1980, de Luffe Steffen e Supermemória do internacional piauiense, Danilo Carvalho . Em seguida o projeto volta com os espetáculos nos finais de semana seguintes, e toda a programação detalhada pode ser acompanhadas nas redes sociais do Sobrado.
O Sobrado abriu em 2016 com a proposta de proporcionar à cidade um espaço de circulação e discussão de arte contemporânea. O local, que já está consolidado como espaço de exposição e comercialização de obras de arte, agora desponta como um ambiente de articulação das artes cênicas locais, disponibilizando salas para espetáculos, bem como lançando curtas temporadas e outras ações de fomento ao cenário artístico piauiense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS