Pensar Piauí

Projeto Piauí Conectado avança para mais dez cidades

Mais de 114 mil piauienses serão beneficiados com internet nessa nova fase

Foto: Governo do PiauíProjeto Piauí Conectado
Projeto Piauí Conectado

 

Após a assinatura da Ordem de Serviço junto à Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a Piauí Conectado inicia, neste mês de junho, o processo de ativação dos primeiros 10 municípios que contemplam a segunda fase do projeto. Desta vez, mais de 114 mil habitantes serão beneficiados com a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem em 71 órgãos da administração pública estadual.

As obras fazem parte da segunda etapa do projeto Piauí Conectado e vão proporcionar às cidades beneficiadas estrutura de conexão de internet fibra óptica de qualidade e com menor custo ao Estado. Até 2022, todos os 224 municípios piauienses contarão com essa tecnologia, que vai contribuir para melhorias da prestação de serviços públicos relevantes para a população.

Neste primeiro momento, serão utilizados cerca de 150 km de cabos de fibra óptica. O processo é dividido nas etapas de vistoria, projeto, instalação interna, instalação de cabeamento e, por último, ativação do link na sede dos 71 órgãos estaduais.

“Instituições como escolas, hospitais, delegacias e Detran contarão com uma infraestrutura de internet capaz de ampliar os serviços oferecidos à população. A maioria dos munícipios contemplados são pequenos e não dispõem de uma rede de internet adequada. Portanto, a chegada da Piauí Conectado nestas regiões vai transformar para sempre a vida de seus habitantes”, afirma Emerson Silva, diretor-presidente da Piauí Conectado.

O projeto é uma parceria público-privada com o Governo do Estado. Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, explica como a expansão do projeto vai contribuir para o desenvolvimento do estado.  “É por meio da internet que a gente consegue se comunicar com o mundo, obter informações. Estamos falando de democratização, de acesso a dados e ao conhecimento. A Piauí Conectado é o meio que o Estado possui mais rápido, mais efetivo e eficaz de entregar serviço e valor às pessoas. E nesse processo de expansão da rede de fibra óptica a gente também gera a oportunidade de que a internet chegue à casa das pessoas por meio dos provedores que podem ter acesso à nossa rede de fibra. É o projeto que nos orgulha, que vai ser por muito tempo ainda referência para o nosso país”, afirma.

Para o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, a expansão vai igualar cidades pequenas, que têm pouco acesso à internet, à capital Teresina. “Nesta nova etapa nós vamos atingir 100% dos municípios. O que é muito importante. Estamos também realizando um estudo para levar a internet para os povoados. A ideia inicial é começar com os povoados que têm acima de 100 famílias. É uma fase desafiadora, mas tenho certeza de que seremos vitoriosos”, revela.

Castelo do Piauí

Com uma população de quase 20 mil habitantes, Castelo do Piauí é uma das cidades contempladas com a estrutura de internet, nesta nova fase do projeto. A cidade é uma das mais importantes da região do Meio Norte do estado e está situada no território Carnaubais. O turismo, a agroindústria, o extrativismo, a cana de açúcar, a bovinocultura e a mineração movem a economia local.

Mas o que vem se destacando nos últimos anos é o turismo ecológico, graças à famosa Pedra do Castelo. O local é repleto de pinturas rupestres e é considerado místico, devido às lendas e mistérios envolta das formações rochosas. Com a chegada da internet, não só o Piauí, como o mundo todo poderá conhecer os encantos de Castelo do Piauí.

Confira a lista completa de municípios contemplados na primeira etapa da expansão do Projeto Piauí Conectado:

– Castelo do Piauí

– Miguel Alves

– São João da Serra

– Domingos Mourão

– Jatobá do Piauí

– Assunção do Piauí

– Beneditinos

– Buriti dos Montes

– São João da Fronteira

– Porto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS