Pensar Piauí

Professores da revisão Pré-Enem dos Concursos comentam sobre o que esperar da prova do Concurso Nacional Unificado

O aulão é uma ação gratuita realizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí

Foto: ReproduçãoPré-Enem dos Concursos
Pré-Enem dos Concursos

Neste domingo, 7 de abril, cerca de 1.200 concurseiros piauienses são esperados para a primeira revisão preparatória com foco no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O aulão é uma ação gratuita realizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) e que ocorrerá no Auditório Helena Sousa, no Atlantic City Club, a partir das 8h, com transmissão ao vivo pelo Canal Educação.

A programação do evento vai priorizar os conteúdos principais das disciplinas de Língua Portuguesa; Noções de Direito; Matemática; Realidade Brasileira e Redação que serão abordados no bloco 8, batizado de “Nível Intermediário”, com oferta de vagas para profissionais que tenham concluído o ensino médio e cursos técnicos.

Intitulado como 'Enem dos Concursos', o certame será aplicado no dia 5 de maio e está sendo coordenado pela Fundação Cesgranrio. Para o Professor de Língua Portuguesa, Newton Neto, um dos ministrantes, é fundamental que os candidatos compreendam o perfil dessa banca organizadora, que deve cobrar assuntos de forma direta.

“É uma banca bem tradicional e sem pegadinhas, envolvendo de forma equilibrada a compreensão textual e a parte gramatical. Na análise textual, espera-se a cobrança convencional da tipologia, compreensão e interpretação. Já na gramatical a banca deve abordar aspectos macro, como concordância, regência, pontuação, colocação e acento indicativo de crase. É uma prova que traz realmente uma expectativa muito boa”, disse.

O Professor de Matemática, Alexsandro Kesller, concorda que, por mais que o Concurso Unificado esteja em sua primeira edição, o melhor caminho na preparação é tomar como base os exames anteriores elaborados pela Cesgranrio.

“Em Matemática, a Cesgranrio não é do tipo que cobra enunciados ou cálculos extensos. Ela está mais interessada em saber se o candidato domina o assunto e sabe aplicar as fórmulas. Na revisão, vamos abordar questões de geometria básica e porcentagem, que são os tópicos mais cobrados”, comenta o Professor.

O CPNU registrou o total de 2.144.435 milhões de inscrições confirmadas. Por ser uma demanda muita alta de concurseiros, o Professor de Redação, Erick Soares, afirma que a banca será objetiva nos critérios de correção da prova discursiva.

“A gente espera que o processo semelhante ao que ocorre com o Enem seja refletido na seleção. Será o mesmo padrão de segurança e objetividade na correção dos textos. Portanto, isso permite aos Professores e, claro, aos alunos, estabelecer uma expectativa muito clara do que precisa ser feito para se cumprir critérios e para atingir uma nota de excelência. Isso vamos mostrar na Revisão”, pontuou Erick.

Já a Disciplina de Realidade Brasileira será ministrada pela Professora Keuri Campelo. Segundo ela, é importante que os candidatos estejam preparados para uma prova que exige capacidade de análise e interpretação. “Vamos abordar com os alunos sobre o contexto histórico do Brasil, a colonização e sistema escravista. Não podemos deixar de lado também o Brasil contemporâneo, pois são muito cobrados temas atuais e cotidianos, como as desigualdades sociais, cidadania, movimentos sociais e trabalhistas”, esclarece.

Na disciplina de Noções de Direito, o Professor Cleiton Coutinho destaca a importância de estar preparado para questões que apresentem teorias, princípios e conceitos, para além da literalidade da lei.

“Estudar a legislação do Edital envolve a tradicional memorização dos artigos, dispositivos e prazos de leis, isso sempre cai. Mas também é possível que sejam abordadas situações em que o aluno tenha que compreender os efeitos legais que se aplicam no respectivo caso”, ensina.

Além das dicas mencionadas, a revisão oferecerá uma abordagem dos conteúdos-chave das disciplinas, possibilitando aos interessados uma preparação direcionada. Os concurseiros podem se inscrever gratuitamente na 1ª Revisão Pré-Enem dos Concursos através do preenchimento do formulário. Clique aqui e participe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS