Pensar Piauí

Professor José Nunes, fundador do Sinopse, morre aos 69 anos em Teresina

Ele deixa três filhos, o médico Jorcelano Sousa, o engenheiro Zé Filho e o empresário Fabrício Santos

Foto: ReproduçãoO professor José Nunes e sua família
O professor José Nunes e sua família

 

O professor José Nunes, um dos fundadores do colégio Sinopse, morreu na madrugada desta segunda-feira (5) aos 69 anos, vítima de complicações de um câncer de cólon. O educador estava internado no Hospital São Marcos. 

O velório acontece na funerária Pax União. O sepultamento está marcado para, às 17h, no cemitério Recanto da Saudade.

Ele deixa três filhos, o engenheiro José Filho, o médico Jocerlano Sousa e o empresário Fabrício Santos.

Pelas redes sociais, o médico Jocerlano Sousa, lamentou a perda do pai após a batalha contra o câncer.

"Vivemos juntos pai, tudo o que a vida nos proporcionou. Em cada vitória ou dificuldades, andamos de mãos dadas. Não poderia ser diferente, e assim será até a eternidade. Nós não queríamos, mas a vontade de Deus é o nosso refúgio. Pai, é fantástico ser seu filho, essa foto reflete um dos propósitos de Deus em nossas vidas. Que Deus receba de braços abertos esse filho tão amado e que o senhor leve alegrias e bondades pro céu assim como fez em toda sua vida por aqui. Te amo pra sempre", afirmou. 

 

Vida dedicada a ensinar

José Nunes nasceu no dia 25 de junho de 1953, em São João do Piauí, onde passou parte da infância na localidade Salinas, que atualmente integra o município de Ribeira do Piauí.

O pai Simplício Manoel de Sousa vivia de roça e a mãe Argemira Nunes de Oliveira, mais conhecida como Dona Mirô, cuidava das atividades do lar. 

No livro “Os Segredos do Sucesso”, de Dina Magalhães, relata que em 1970, com 16 anos, professor José Nunes saiu de São João do Piauí com destino a Teresina para poder estudar no Colégio São Francisco de Assis. Ele se hospedou na Casa do Estudante por dois anos. Na ocasião, ele e cinco amigos conterrâneos montaram uma rede pública de apoio para estudantes pobres, que era subsidiada pelo prefeito de São João o Piauí, Celso Pereira Paulo.

Enquanto estudava, ele ainda dava aula particulares. Em 1973 ele ingressou na Universidade Federal do Piauí, e em 1976 se formou em Matemática. Em 1980 ele fez uma especialização na área, e logo se tornou professor adjunto da UFPI.

José Nunes lecionou em várias escolas, da capital, como o Colégio Andreas, Colégio Elias Torres, Colégio das Irmãs, entre outros. Foi quando se juntou com o amigo Francisco Soares e criou o Colégio Sinopse, conquistando vários prêmios na área da educação. 

Nota de pesar da Prefeitura de Teresina

A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento do professor José Nunes, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 5. 

Zé Nunes, como era conhecido, exerceu a docência com renomada competência, durante décadas, e deixa um legado por contribuir com a formação de grandes profissionais da capital piauiense.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados ao tempo em que expressa condolências a todos.

Com informações do Cidade Verde e Meio Norte 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS