Pensar Piauí

Professor destaca a importância do Enem para a educação piauiense

A nota do exame é usada para ter acesso à educação superior em instituições públicas e privadas

Foto: ReproduçãoProfessor Wellington Soares
Professor Wellington Soares

Foram abertas as inscrições para a versão impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na Página do Participante, até o próximo dia 21. A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Neste ano, as provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro

As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.

Os participantes do Enem ainda podem pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Todos aqueles que concluíram o ensino médio ou estão concluindo essa etapa podem fazer a prova. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e os resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

O Enem 2022 atingiu a marca de 1 milhão de inscritos no primeiro dia, que foi na última terça-feira (10). Se o ritmo de inscrições se mantiver, o número de participantes deve ser maior do que o da edição de 2021, considerando todo o período, foram 4 milhões de estudantes que demonstraram interesse em fazer a prova.

O pensarpiauí conversou com o professor Wellington Soares, que é Coordenador Geral do Pré-Enem Seduc, programa que realiza ações voltadas à preparação dos estudantes que realizarão as provas do Exame Nacional. 

Wellington Soares, enfatizou que, após o lançamento, o programa deu partida na preparação de mais de sete mil estudantes em 2022. 

Confira a entrevista na íntegra:

pensarpiauí- Fale sobre a importância do Enem.


pensarpiauí- Como coordenador geral do pré-Enem, o que senhor analisa nos encontros com os alunos? A juventude está motivada mesmo após a pandemia ter prejudicado os estudos presenciais?


pensarpiauí- Alunos de escolas públicas de todo Estado se destacaram com notas altas no exame. Quais os métodos de ensino que a rede estadual vêm desenvolvendo para esse resultado satisfatório?


pensarpiauí- Qual a parte mais difícil do Enem? 


pensarpiauí- Deixe uma mensagem para todos os alunos que vão fazer o Enem pela primeira vez e para os que ainda estão tentando em busca do curso almejado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS