Pensar Piauí

Preocupações com a pesquisa Datafolha

O fato é que o clima morno e de normalidade não está agradando

Foto: DivulgaçãoDatafolha
Datafolha

 

Veja análise do sociólogo Rudá Ricci: 

O Datafolha trouxe alguns dados preocupantes sobre certa resiliência da direita e do bolsonarismo. Vamos analisar 4 gráficos:

O primeiro gráfico diz respeito à expectativa positiva em relação ao governo Lula. Em março, 50% projetavam um governo que corresponderia ao seu interesse. Agora em setembro, o índice caiu para 43%. Ainda é alto, mas pode revelar frustração em relação ao patamar da expectativa.

Foto: DivulgaçãoGráfico
Gráfico 1

 

Outro gráfico preocupante é da avaliação dos jovens (entre 16 e 24 anos): 43% avaliam como regular. Jovem quer mudança e irreverência. Possivelmente, o governo Lula esteja aparecendo como muito morno para seus olhos. Risco: abrir espaço para os que jogam farofa no ventilador

Foto: DivulgaçãoGráfico 2
Gráfico 2

Finalmente, e o mais grave: 76% dos brasileiros nunca confiam ou somente às vezes confiam nas palavras de Lula. Há resiliência da ofensiva contra Lula. Ocorre que a mesma pesquisa indica que apenas 25% dos brasileiros se dizem bolsonaristas. Onde estariam os outros 51%?

 Foto: Divulgação

Gráfico 3
Gráfico 3

 

Se somarmos os 29% que se autodefinem petistas com os 11% que afirmam estar mais próximos do petismo, temos parte da base petista não confiando muito no que Lula diz. Grave, não?

Foto: DivulgaçãoGráfico 4
Gráfico 4

Há algo que desagrada parte da base petista e/ou lulista, parte dos jovens e parte do centro e/ou centro-direita em relação ao governo Lula. Parte por desconfiança, parte por desejar mais. O fato é que o clima morno e de normalidade não está agradando. Um baita desafio.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS