Pensar Piauí

Prefeitura de Teresina libera a obrigatoriedade do uso de máscara

O novo decreto municipal foi emitido nesta segunda-feira (7)

Foto: Reprodução/Cidade VerdeDr. Pessoa, prefeito de Teresina
Dr. Pessoa, prefeito de Teresina

A Prefeitura de Teresina anunciou nesta segunda-feira (7) o novo decreto municipal flexibilizando as medidas restritivas na capital. Entre as principais mudanças, a gestão flexibilizou o uso de máscara, porém, mantendo a obrigatoriedade em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros, além de pessoas dos grupos de risco de desenvolver a forma grave da Covid-19.

O novo decreto estabelece que as flexibilizações estão divididas em quatro etapas e são justificadas pela queda dos indicadores da pandemia na capital. Entre as medidas que devem ocorrer nas próximas semanas, está a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos a partir do dia 14 e em locais fechados, a partir do dia 28 de março.

As medidas foram anunciadas no início da tarde desta segunda-feira, em reunião no Palácio da Cidade. O encontro contou com a presença de gestores municipais e membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE).

Na 1ª etapa, que passa a valer a partir de hoje, eventos, shows e festas poderão ocorrer sem limitação de horários, respeitados o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos), com público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

A 1ª etapa de flexibilizações ainda estabelece que as atividades comerciais e de prestação de serviços – incluindo bares e restaurantes – poderão ocorrer sem limitação de horário, respeitados o uso de máscaras, público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

Na 2ª etapa, que entra em vigor no próximo dia 14 de março, será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas – exceto naquelas que geram aglomerações (shows, espetáculos, arquibancadas, etc). Nesta etapa, permanecerá obrigatória a utilização de máscaras em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiro(s).

Na 3ª etapa, será realizado interstício para averiguação da permanência do Município na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores.

Na 4ª etapa, que passará a valer em 28 de março, revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.

A equipe técnica da prefeitura ressaltou também que a qualquer momento uma das etapas podem ser suspensas caso os dados de Teresina com relação a Covid voltem a subir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS