Pensar Piauí

Prefeito do PT é destaque mundial no combate à covid-19

Prefeito de Araraquara, Edinho Silva, adotou medidas bastante eficazes no combate ao coronavírus

Foto: O popularEdinho Silva
Edinho Silva

O atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), foi reeleito para mais um mandato. Edinho, que foi destaque mundial no combate ao Coronavírus, teve 46,09% dos votos, enquanto o segundo colocado, Dr. Lapena (Patriota) recebeu 35,97%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em setembro, o jornal francês Libération fez reportagem mostrando a eficácia da estratégia de combate à pandemia adotada pela Prefeitura de Araraquara (SP). O resultado foi que a cidade ostenta uma mortalidade devido à doença que fica em um terço do índice nacional.

A reportagem destaca que a estratégia foi aplicada “à revelia da política de Bolsonaro”. Desde o início da pandemia, Jair Bolsonaro (sem partido) se revelou um negacionista da doença e sua gravidade, chamando-a de “gripezinha” e sendo contra medidas de quarentena para evitar a propagação da Covid-19.

Mas, em Araraquara, o prefeito Edinho Silva, foi por outro caminho. A correspondente Chantal Rayes conta que seu segredo foi testar em massa a população da cidade. Com isso, as autoridades puderam isolar e tratar rapidamente os contaminados. “Um método pouco frequente no Brasil, sete meses após o início da epidemia”, destacou a jornalista.

Em Araraquara, destaca a reportagem, a média é de 9 mil testes PCR por 100 mil habitantes, quatro vezes mais que a média brasileira.

O resultado é que, enquanto o Brasil tem uma taxa de letalidade de 3% dos casos de Covid-19, na cidade administrada pelo PT o índice é menor do que 1%.

Edinho Silva, 55 anos, vai para seu quarto mandato como prefeito de Araraquara. Além do atual mandato, ele também governou a cidade de 2001 a 2008. O político é sociólogo de formação e foi vereador por dois mandatos e deputado estadual.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS