Pensar Piauí

Praça da Bandeira conta agora com acesso livre à internet

Praça da Bandeira conta agora com acesso livre à internet

Foto: GoogleO governador Wellington Dias
O governador Wellington Dias
A Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, já conta com Wi-Fi livre para que a população possa se conectar à internet de forma gratuita por meio de uma rede do Estado. O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (12), na praça, mais um ponto de acesso do projeto Piauí Conectado, em que o Governo do Estado, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI), leva internet gratuita às praças da capital.
Essa é a segunda praça a contar com o serviço. A Praça da Vila Operária foi a primeira a contar com o acesso livre. Os próximos espaços a serem contemplados com o serviço serão a Praça do Buenos Aires, Praça da Saudade, Praça do Gari, Rodoviária dos Pobres, Praça do Renascença II, Praça do Bela Vista II, Praça do São João e Zoobotânico.
Para o governador, a grande vantagem do projeto é incluir a população digitalmente, facilitando o acesso à comunicação e a meta é erradicar a exclusão digital, investindo e fomentando a tecnologia. “A equipe da ATI, em parceria com o Governo Federal, municípios e setor privado deve, até 2017, garantir ainda mais qualidade, segurança e cada vez mais rapidez de acesso aos dados”, destacou Wellington.
O chefe do executivo estadual explicou que, em Teresina, a ATI já fez uma expansão da rede e que já existem projetos de banda larga em direção a Parnaíba e Picos. “São investimentos significativos feitos pelo setor público e privado. A comunicação é fundamental para os serviços de telemedicina, tele-educação, indústria, comércio, etc”, declarou Wellington, acrescentando que o serviço deve ter um padrão de qualidade.
Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI, ressalta que, além da internet grátis, uma parceria com a Secretaria da Segurança vai levar, para a Praça da Bandeira, câmeras de segurança, instaladas em pontos estratégicos. “Isso vai garantir mais segurança às pessoas que vão utilizar o serviço de internet na praça”, frisou Medeiros.
O diretor da ATI informou que os pontos de Wi-Fi instalados nas praças de Teresina suportam mais de 200 usuários conectados ao mesmo tempo e que a agência de tecnologia faz todo controle da segurança dos dados pessoais dos usuários do sistema e bloqueio de conteúdo indevido, a fim de evitar que as pessoas façam mau uso do serviço. “A qualidade e velocidade no acesso aos dados também estão garantidos”, destacou Avelyno Medeiros.
Para acessar a internet, o usuário deve fazer um cadastro pessoal informando dados como CPF, e-mail, nome e telefone. Concluído o cadastro, o dispositivo móvel usado estará conectado automaticamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS