Outros Temas

Polícia de bicicleta pode salvar vidas, mas a ignorância e o preconceito só matam

O ciclopatrulhamento, segundo estudos, aproxima os policiais da comunidade e das pessoas comuns

  • sexta-feira, 15 de abril de 2022

Foto: DivulgaçãoBicicleta
Bicicleta

Por Luiz Brandão, jornalista, no PiauíHoje 

No início da semana passada, adversários e críticos do governo e do PT fizeram o maior alarido e debocharam porque a governadora Regina Sousa orientou o novo comandante da PM do Piauí, coronel Scheiwann Lopes a fortalecer o policiamento ostensivo usando todo tipo de veículo possível, incluindo bicicletas.

Em todo o mundo, policiais usando bicicletas para garantir segurança em praças, parques e outros logradouros públicos é muito mais comum do que essa gente desinformada e preconceituosa pensa. 

O ciclopatrulhamento, segundo estudos, aproxima os policiais da comunidade e das pessoas comuns. A bicicleta é silenciosa e serve até para ativar o "fator surpresa" contra os criminosos. 

Além disso, em todas as grandes e mais civilizadas cidades do planeta é cada vez maior o uso da bicicleta como meio de transporte, como esporte e como exercício para melhorar a forma e a saúde das pessoas. E isso tudo faz bem aos próprios policiais.

As críticas a esse tipo de veículo para policiamento são todas por desinformação, ignorância, preconceito, má fé ou mesmo puro mal-caratísmo. E o pior: são feitas por quem nunca levantou uma palha para colaborar com a segurança ou outras áreas carentes do Estado. 

Essa críticas e picuinhas sempre partem de pessoas ou grupos que não aceitam o fato do estado ser governado por uma mulher, negra e de origem pobre; pessoas que jamais engoliram o fato de gente da classe operária ter chegado ao poder.3

No Brasil, essa gente ainda quer que o poder seja uma exclusividade do patriarcardo, das castas, dos ricos, dos brancos, dos velhos oligarcas conservadores e atrasados.
Mas ai vem a lembrança da frase do grande técnico Zagalo: vão ter de engolir!!!

Policiamento de bike pelo Brasil

Em boa parte do País as polícias já usam bicicletas para algum tipo de patrulhamento. Elas são muito vistas em ruas, praças e parques do Distrito Federal e de cidades  dos seguintes estados:
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Sergipe
- Paraíba
- Paraná
- Pará
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins

No exterior não é diferente. As patrulhas de bicicleta fazem parte de uma iniciativa nacional na Guatemala para melhorar as relações entre a comunidade e a polícia e manter moradores e turistas a salvo do crime.

Em Nova Iorque e centenas de outras cidades dos Estados Unidos as bikes se destacam no policiamento de rua. No Reino Unido, na Índia, na China, Canadá e na Rússia ocorre o mesmo.

A informação é a melhor vacina contra a ignorância. Para os que não sabem nada ou sabem pouco em relação ao assunto, sugerimos acesso aos links abaixo para mais informações sobre o uso da bicicleta no Brasil e pelo mundo afora.

Programa do governo estimula uso da bicicleta no Brasil

Sete cidades no mundo que são modelos de mobilidade urbana

Vamos de Bicicleta: conheça a cidade com um único meio de transporte

As 20 melhores cidades do mundo para as bicicletas, segundo a Copenhagenize 2019

POLICIAL À PAISANA DE BIKE É NOVA ARMA CONTRA FINAS EM MANCHESTER

O uso de bikes pelo mundo!

Patrulhamento com bicicletas aproxima policiais da população durante a temporada

De bermuda e capacete, PMs também usam bicicletas no combate ao crime em Manaus: ‘É um estímulo’, diz soldado

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: