Pensar Piauí

PM-PI vai abrir nova turma do Curso de Formação de Soldados

Cerca de 1.700 redações serão corrigidas. Os candidatos aprovados estarão aptos para as próximas etapas

Foto: ReproduçãoPolícia Militar do Piauí
Polícia Militar do Piauí

 

A Polícia Militar do Piauí está prestes a abrir mais uma turma do Curso de Formação de Soldados – CFSD. Com a aprovação da Lei Nº 8.319, o último concurso da PMPI foi prorrogado e mais provas dissertativas serão corrigidas e, em seguida, as demais etapas do concurso público regido pelo Edital nº 002/2021 serão realizadas. Com isso, os candidatos que tenham alcançado pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos da prova escrita (objetiva) e 50% do total de pontos de cada matéria (conhecimentos básicos e conhecimentos específicos) passam a integrar a lista do cadastro de reserva.

A lista que contém os nomes das pessoas que terão a sua prova dissertativa corrigida foi divulgada na manhã desta segunda-feira (13). Segundo o comandante-geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes,  1.700 redações serão corrigidas; desse número, aproximadamente 1.000 candidatos integrarão a lista do cadastro de reserva. Para o comandante-geral, o estado só tem a ganhar com as futuras nomeações de policiais militares.

“O Governo do Estado do Piauí enviou um projeto de lei para o Legislativo Estadual em que altera o edital e prorroga o concurso da polícia militar. Isso é um grande benefício, pois vai possibilitar a incrementação da instituição. Então, ganha o estado do Piauí e ganha a segurança pública. Isso foi aprovado e o governador sancionou, possibilitando à polícia militar estabelecer um contrato com a Nucepe, justamente para a correção de 1.700 redações do cadastro de reserva do concurso da polícia militar de 2021. Os aprovados na redação então irão para as próximas etapas do concurso, que são o exame médico, teste físico, psicotécnico”, explica Scvheiwann Lopes.

As etapas seguintes do concurso devem ocorrer ao longo do segundo semestre deste ano. Ao final delas, os candidatos selecionados irão ingressar na turma do CFSD. O comandante-geral da PMPI adianta que cerca de 500 candidatos serão selecionados para a próxima turma do CFSD, prevista para o próximo semestre.

“O governador já sinalizou, justamente com o secretário de segurança, para a polícia militar, que deverão autorizar para este ano ainda, caso se concretize o final das etapas, o chamamento de 500 novos policiais para o curso de formação que deverão ser distribuídos em todo o território piauiense”, acrescenta Scheiwann Lopes.

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS