Pensar Piauí

Pista de atletismo da Uespi atenderá esportistas e novos talentos do Piauí

A pista permite competições nacionais e internacionais

Foto: Governo do Piauí/Roberta AlinePista de atletismo da Uespi
Pista de Atletismo da Uespi

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta segunda-feira (12), a pista de Atletismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) que possui certificação classe II, permitindo competições nacionais e internacionais, além de atender à comunidade e futuros atletas.

Com 400 metros e oito raias em uma área de cinco mil metros quadrados, a pista poderá receber modalidades como corridas rasas, com barreiras e com obstáculos. Provas de campo e de saltos (em altura, com vara, em distância e triplo), arremesso de peso, discos, martelo e dardo, além de provas de revezamento.

“É um momento novo. Vamos sediar eventos, garantir condições de preparo de atletas, será um laboratório para estudantes e professores. Estamos trabalhando para descentralizar o atletismo com eventos de maior porte e integração com federações esportivas. É importante destacar que isso é fruto de uma parceria do governo do estado com emenda parlamentar da deputada federal, Iracema Portela”, explicou o governador.

“Na nova pista, poderemos realizar todas as modalidades de atletismo, ela é moderna de certificação classe 2 e padrão internacional que poderá sediar todas essas competições. É a 5º com certificação internacional no país. Sem dúvidas, vai poder auxiliar na projeção de novos atletas para competições em nível nacional e internacional”, disse o reitor da Uespi, Evandro Alberto.

Foto: Governo do PiauíGovernador Wellington Dias esteve presente na inauguração
Governador Wellington Dias esteve presente na inauguração

Para Claudio Roberto, medalhista olímpico e treinador dos atletas da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, será uma oportunidade para surgimento de novos talentos. “A Uespi é o berço do atletismo piauiense e foi aqui onde os primeiros grandes atletas do estado começaram a surgir. É um sonho ver esse projeto se tornar realidade. O objetivo é atender tanto alunos já em formação, quanto bairros vizinhos com novos talentos”, explicou.

Quem também comemora é o velocista, arremessador e lançador, João Michael, da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz. “A pista será muito importante para os nossos treinos e para a revelação de novos atletas é um incentivo a mais para continuarmos lutando pelos nossos sonhos”, declarou.

Veja as falas do governador e do reitor da Uespi

ÚLTIMAS NOTÍCIAS