Pensar Piauí

Piauí terá 300 leitos de UTI disponíveis, diz governador

O Ginásio Versão será transformado em hospital de campanha e terá, somente ele, 100 leitos para atender pacientes com o coronavirus ocoronavirus

Foto: CCOM-PIGovernador em visita ao Verdão
Governador em visita ao Verdão

O Ginásio Versão e o Hospital Universitário de Teresina passam a integrar a rede de apoio estadual preparada para atender pacientes diagnosticados com a COVID-19. Assim, o estado passará a contar com mais 100 leitos de UTI incluídas unidades de saúde públicas e privadas, totalizando portanto 300 leitos disponíveis, caso haja necessidade.

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Veras, visitaram, nesta sexta-feira, 27, o Ginásio Dirceu Arcoverde( (Verdão), que será estruturado como hospital de campanha com cerca de 100 leitos.

A decisão, segundo o governador, se dá em decorrência das confirmações dos casos de Covid-19. "Tomamos uma decisão importante de ampliar o sistema. A partir daí, rede privada, rede pública, rede federal, rede de hotéis se tornam alternativas. São mais leitos clínicos, mais salas de estabilização e mais UTIs", observa.

O Verdão está em uma área bem localizada, com estacionamento e tem uma condição especial porque possui 22 salas laterais. Essas salas poderão ser utilizadas para estabilização. "O Verdão é uma concessão em PPP. Já acertamos, também, do ponto de vista técnico, com uma empresa que está fazendo serviço semelhante no (estádio) Pacaembu (em São Paulo), em Fortaleza, já possui experiência e se dispõe a fazer em Teresina”, acrescenta.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, ressaltou a estruturação de toda a rede de saúde do Governo do Estado nesse momento de combate ao Coronavírus. “Temos que estar preparados com nossa rede. Estamos ampliando os leitos de UTI, com o Hospital da Polícia Militar separado para ser um hospital sentinela; ampliando o Natan Portela, olhando para os hospitais regionais. Estamos com um hospital em Floriano atendendo também anexo ao hospital regional; em Picos, estamos com toda articulação para a utilização da policlínica; em Parnaíba, também estamos dialogando. Vamos atendee todo o estado, que é nossa obrigação", frisou Florentino.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Foto: CCOM-PIGovernador e secretário de Saúde no HU
Governador e secretário de Saúde no HU

O governador Wellington Dias e sua equipe tambem visitaram nesta sexta-feira, 27, o Hospital Universitário (HU), na Universidade Federal do Piauí.

De acordo com o diretor do HU, João Miguel Parente, o hospital foi estruturado com mais leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender aos pacientes com a Covid-19. “O Hospital Universitário se estruturou para atendimento dos pacientes mais graves da Covid-19, então fizemos a modificação dos postos de internação, em que o posto 1 ficou com 21 leitos de enfermaria, para os pacientes que não precisam de ventilação mecânica, e nove novos leitos (19 ao todo) de UTI também no posto 1, para os pacientes que precisarão utilizar ventilação mecânica”, afirmou o gestor.

Foto: CCOM-PIVisita ao HU
Visita ao HU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS