Pensar Piauí

Piauí recebe 32 novos ônibus escolares do Ministério da Educação

O governador Wellington Dias realizou a entrega simbólica dos veículos em solenidade que contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro

Foto: Governo do PiauíÔnibus escolar do Programa Caminho da Escola
Ônibus escolar do Programa Caminho da Escola

 

O Piauí recebeu, nesta segunda-feira (26), trinta e dois ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, do governo federal. O governador Wellington Dias participou da entrega simbólica dos veículos com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, no Parque Nova Potycabana, em Teresina.

Para o Piauí, ao todo, serão 64 ônibus para atender a demanda por transporte escolar rural da rede estadual de educação. Nesta primeira etapa, foram entregues 32 veículos. Cada ônibus tem capacidade para 44 estudantes e conta com estação elevatória para cadeirantes.

A entrega dos veículos é fruto do trabalho integrado entre o Ministério da Educação e a bancada federal do Piauí. Os ônibus foram adquiridos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) 2020, via bancada federal do estado. Um investimento de R$ 13 milhões, com contrapartida de R$ 63.604,46 do Governo do Piauí.

“É um momento muito importante nessa integração do Ministério da Educação, recursos liberados pelo governo federal integrados com emendas colocadas pela bancada federal. Isso contribui para o melhor atendimento de estudantes, com um transporte adequado e com maior qualidade, isso vai ser muito importante para todas as regiões do Piauí que serão contempladas”, ressaltou Wellington.

Foto: Governo do Piauíxx

 

A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, que tem como objetivo reduzir a evasão escolar, por meio de acesso diário aos meios de transportes. O programa prevê uma frota de ônibus escolares padronizada, com estrutura de acessibilidade, no qual 139 municípios contemplados no programa.

O ministro Milton Ribeiro reiterou o esforço da bancada federal do Piauí. “A entrega de ônibus tem a ver com uma coisa só, acreditamos no futuro, esses ônibus vão servir para trazer os nossos filhos para as escolas. Essa pandemia vai passar e teremos a alegria de vê-los dentro dos ônibus indo em segurança para as escolas. A entrega desses ônibus hoje é fruto do esforço da bancada do Piauí”, disse o gestor. Ele citou ainda que as escolas, as quadras e creches são prioridades de investimento no Piauí para alavancar a educação básica do Brasil.

Segundo o secretário de Estado da Educação, esta é a primeira etapa da entrega dos veículos. O estado receberá em 30 dias mais 32 veículos no modelo van. “Teremos 32 municípios contemplados com a ação de hoje. A Secretaria da Educação, em parceria com a bancada federal, fez a aquisição de 64 veículos, hoje vamos entregar 32, com a capacidade para a maior quantidade de estudantes, 44 lugares, mas também teremos outra entrega de 32 veículos no estilo van. O transporte escolar, sem dúvida alguma, é um equipamento extremamente necessário para que possamos garantir que nossos estudantes saiam de suas casas, especialmente da zona rural, e cheguem às escolas que ficam na zona urbana”, enfatizou Ellen Gera.

Foto: Governo do Piauíperfil

 

Os municípios do Piauí contemplados com os ônibus foram: Aroazes, Arraial, Avelino Lopes, Batalha, Betânia do Piauí, Bom Jesus, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Capitão de Campos, Cocal, Cocal dos Alves, Corrente, Cristalândia do Piauí, Dom Inocêncio, Esperantina, Itainópolis, Joaquim Pires, Luzilândia, Miguel Alves, Nossa Senhora de Nazaré, Parnaguá, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, São Julião, São Miguel do Tapuio, Sebastião Barros, Simplício Mendes, União.

Veja a fala do governador Wellington Dias:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS