Pensar Piauí

Piauí prepara marco regulatório do gás natural

A ANP garantiu todo o apoio ao Governo do Piauí

Foto: DivulgaçãoBacia do Rio Parnaiba
Bacia do Rio Parnaiba

O governador Wellington Dias recebeu na quinta-feira, 28, no Palácio de Karnak, o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio Amaral, juntamente com Damian Popolo e Aline Louise, da empresa Eneva, que já investe na área de gás na bacia do rio Parnaíba. Os secretários de Governo, Osmar Júnior, e de Mineração, Howzembergson de Brito Lima, acompanharam a audiência. 

O Estado está preparando o marco regulatório do gás natural. A bacia do Parnaíba, segundo estudos da própria ANP, tem mais de 6 milhões de metros cúbicos de gás. “A ANP já é uma grande e importante parceira do Piauí e estamos tratando de um casamento entre a geração de energia eólica, solar e - para este equilíbrio - o que é apontado tecnicamente é a geração de energia com gás ou biomassa e biocombustíveis. O Piauí dispõe das três fontes”, observa o governador, que acredita no crescimento da economia com sustentabilidade. 

Segundo o governador Wellington Dias, os estados nordestinos estão trabalhando um Projeto Nordeste para esta área. “O Piauí está em cima da bacia sedimentar do Parnaíba que tem grande potencial para gás, já comprovado no Maranhão. Pelo estudo prévio da ANP, existe gás no Piauí também e, o que precisa, é ter investimentos, para que possamos avançar e encontrar este gás. Uma vez encontrado, pode ser grande manancial para desenvolvimento de geração de energia e de outros projetos industriais que demandem o gás ou como matéria prima ou como energético”, declara o diretor da ANP, Aurélio Amaral, que garantiu todo o apoio da Agência na formatação do março regulatório.

O diretor participa, em Teresina, do XIV Encontro de Revendedores de Combustíveis - NORDESTE/BRASIL, promovido pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (FECOMBUSTÍVEIS) em parceria com o Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis do Estado do Piauí (SINDIPOSTOS/PI), na Mansão Bliss. 
“O encontro de revendedores de combustíveis do Nordeste que está sendo realizado em Teresina, está numa sintonia importante. A ideia é organizar mais o setor privado, claro pensando o Brasil, mas na linha do Consórcio Nordeste ter a organização de vários setores com olhar Nordeste-Brasil e Nordeste-mundo. Isso é fundamental, uma vez que este é um mercado complexo, delicado, cada vez mais disputado e precisa que os empreendedores que acreditam no Piauí estejam cada vez mais preparados para este novo mundo”, declarou o governador, acrescentando que fica muito feliz em sediar este grande evento e agradecendo ao senhor Luiz Gonzaga, que pela PetroBahia é um dos organizadores.

A programação conta com nomes como o da jornalista Cristina Lobo, com experiência na área de política; a jornalista Denise Toledo, da Jovem Pan, com palestra sobre o cenário econômico nacional; Klaiston Soares de Miranda, Advogado, abordará a legislação trabalhista; Carlo Rodrigo Faccio, gerente de Planejamento Estratégico e Mercado da Plural, com 25 anos de experiência no setor de combustíveis; Marcelo Borja, especialista em Varejo de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência; Alexandre Espíndola, administrador, com a palestra motivacional "A Magia de Encantar Clientes no jeito Disney". O evento é aberto para empresários do setor de combustíveis e de outros setores coligados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS