Pensar Piauí

Piauí iniciará vacinação contra a gripe; veja grupos prioritários

Crianças, gestantes, puérperas e indígenas receberão as doses inicialmente da vacina contra a gripe

Foto: ReproduçãoVacinação contra a Influenza
Vacinação contra a Influenza

O estado do Piauí recebeu 109.600 doses de vacina contra a gripe nesta segunda-feira (12), segundo a Secretaria de Estado da Saúde, e ainda não há previsão para o início da aplicação.

Excepcionalmente, este ano, pessoas com mais de 60 anos não serão primeiro grupo a ser imunizado. A medida foi adotada para evitar cruzamento da vacinação com o público-alvo da Covid-19.

Inicialmente, a Sesapi já informou que crianças (de 6 meses a 5 anos de idade), gestantes e puérperas serão os primeiros grupos a serem vacinados.

A vacina não tem eficácia contra o novo coronavírus e sim contra a gripe, doença respiratória causada pelo vírus influenza e que pode ser fatal.

Reunião definirá vacinação nos municípios

Segundo a pasta, na tarde desta segunda-feira (12) uma reunião deve definir a logística da imunização e a distribuição para os municípios.

A Sesapi informou que a reunião acontece entre a Coordenação de Imunização da secretaria e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado, para definir como será a vacinação.

Público-alvo

O governo federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe. A recomendação é que haja um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas.

Em outros estados, segundo recomendação do Ministério da Saúde, a campanha já inicia nesta segunda-feira (12). A vacinação contra a gripe será dividida em grupos prioritários, conforme o Ministério, envolvendo os seguintes públicos: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos, professores e outros grupos.

Governo Federal informou que cerca de 79,7 milhões de doses da vacina Influenza serão distribuídas de forma igualitária para todos os estados e o Distrito Federal ao longo da campanha. O Ministério disse ainda que as vacinas serão repassadas semanalmente pelo Instituto Butantã até completar a quantidade adquirida, totalizando 15 semanas de distribuições.

O governo federal divulgou um plano. Veja aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS