Pensar Piauí

Piauí inicia tratativas para emitir novo RG em setembro

Nos formatos físico e digital, o novo documento será mais seguro, de acordo com o governo federal

Foto: DivulgaçãoNovo RG
Novo RG

O diretor do Instituto de Identificação do Piauí, Juarez Carvalho, disse ao Cidadeverde.com  que foram iniciadas as tratativas para a emissão da nova carteira de identidade nacional. Segundo ele, a expectativa é que o novo RG possa ser emitido a partir do mês de setembro. O documento único para todo o território brasileiro terá o CPF como número de identificação.

"Estamos com as tratativas na integração entre sistemas dos Instituto de Identificação e da Receita Federal para que possamos iniciar o quanto antes. A expectativa é que a emissão comece em novembro, mas estamos traçando uma logística para tentar viabilizar para setembro", disse Juarez Carvalho.

Na terça-feira (26), o novo RG começou a ser emitido no Rio Grande do Sul. Acre, DF, Goiás, Minas e Paraná também estão na lista dos primeiros estados a emitirem a nova carteira.

Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento. A mudança não exige que o cidadão corra para fazer a substituição: os documentos do modelo atual valem até 28 de fevereiro de 2032. A substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita. Os objetivos da medida são desburocratizar o acesso e unificar o número do documento dos cidadãos nos Estados, evitando fraudes. O novo modelo prevê a integração de diferentes órgãos, viabilizando a realização de consultas em bases de dados com unicidade.

QR CODE

Nos formatos físico e digital, o novo documento será mais seguro, de acordo com o governo federal. A versão física será produzida em papel-moeda. Além das marcas d’água na imagem do território nacional e no brasão da República, o Ministério da Justiça e Segurança Pública manterá outros detalhes de segurança em sigilo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Com informações do Portal Cidade Verde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS