Pensar Piauí

No Piaui, votação de hoje será maior que no 1º turno, analisam coordenadoras da campanha

O Piauí foi o estado onde Lula teve o melhor desempenho no 1º turno, com 74% dos votos

Foto: ReproduçãoNayara Costa e Zenaide Lustosa, membros da coordenação da campanha de Lula no Piauí
Nayara Costa e Zenaide Lustosa, membros da coordenação da campanha de Lula no Piauí

O Piauí foi o estado onde o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República, Lula, obteve maior vantagem sobre o candidato do Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro. O petista venceu nos 224 municípios piauienses e obteve a preferência de 74,25% do eleitorado, contra 19,9% de Bolsonaro.

Ao todo, Lula alcançou 1.518.008 votos contra 406.897 para Bolsonaro.

Entre as 50 cidades mais lulistas do primeiro turno das Eleições 2022 no Brasil, estão 22 municípios piauienses. Entre as cinco principais, quatro são do Piauí.

A primeira do ranking nacional é Guaribas, com 92,14% dos votos em Lula (PT) para a presidência, o que equivale a 2.966 votos. De acordo com uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, Guaribas tinha 4.556 habitantes.

A cidade, berço de programas sociais do primeiro governo do PT no país, foi o primeiro destino de Lula depois de assumir como presidente em 2003.

Na sequência, Fartura do Piauí aparece com 91,44%. Em terceiro lugar, Campinas do Piauí com 90,92%. Já Capitão Gervásio Oliveira é a quinta cidade mais lulista do Brasil, com 90,58%. A quarta posição é ocupada por Carnaubeira da Penha (91,26%), em Pernambuco.

A menor vantagem de Lula foi em Teresina, maior colégio eleitoral do estado, onde alcançou 62,37% dos votos contra 28,63% para Jair Bolsonaro.

O objetivo da articulação de Lula no Piauí é aumentar o índice de votação para mais de 80%, buscando também mudar a realidade da abstenção de votos do primeiro turno.

De acordo com a vice-presidente do PT Piauí e membro da coordenação da campanha, Nayara Costa, o partido usou estratégias importantes nesta eleição. “A primeira foi relembrar todo legado deixado pelo presidente Lula ao estado do Piauí. Uma parte, principalmente os mais jovens que estão votando pela primeira vez, não acompanharam esse período de desenvolvimento do Estado que só foi possível com Lula à frente. A sociedade precisava relembrar do tempo que os piauienses foram vistos e tratados como verdadeiros cidadãos e cidadãs, como pessoas que tiveram oportunidades e conseguiram experimentar uma nova realidade de acesso aos direitos básicos que muitos não tinham”.

Nayara Costa também falou sobre a expectativa para a votação do segundo turno. “Não temos dúvidas que os piauienses entenderam a importância de ter um governo aliado com o povo no Piauí. Não descansamos desde o primeiro dia do segundo turno na campanha do vira voto para Lula, do convencimento sobre a importância das pessoas quem não votaram no primeiro turno irem votar agora e, principalmente, incluir uma porcentagem de piauienses que escolheram uma terceira via a, neste momento, escolherem o melhor para o Brasil e para o Piauí votando em Luís Inácio Lula da Silva. Com toda essa dedicação, com a campanha de rua que estamos fazendo e com o desafio que foi feito, estou confiante que chegaremos aos 82% de piauienses votando em Lula e aumentando sua votação dia 30 para confirmamos nossa vitória, a vitória do povo piauiense e do povo brasileiro”.

Zenaide Lustosa, Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e uma das coordenadoras da campanha de Lula no Piauí, destaca a diferença da última campanha eleitoral para a deste ano. “Em 2018, aconteceu a farsa da prisão de Lula para tirá-lo do processo eleitoral, o discurso antipetista e as mentiras que elegeram o atual presidente. Já em 2022, para além das mentiras do bolsonarismo e o discurso de ódio, a ameaça à democracia e às instituições se tornam mais evidentes”, destacou.

"Podemos observar que o bolsonarismo no Piauí representa uma classe social que precisa manter seus privilégios e não se preocupam com as pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressaltou Zenaide.

Sobre a expectativa de votação neste segundo turno, Zenaide também falou sobre as metas da campanha. “Nossa meta é ter mais de 80% dos votos, o que representa mais de um milhão de votos para o presidente Lula, ou seja, 300 mil a mais do que no primeiro turno das eleições”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS