Pensar Piauí

Piauí decreta emergência zoosanitária para gripe aviária

A influenza aviária (H5N1) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas

Foto: TV TEM/ReproduçãoGripe Aviária
Gripe Aviária

 

O Governo do Piauí decretou situação de emergência zoosanitária para gripe aviária na sexta-feira (28). O estado não possui casos confirmados da doença, mas o decreto segue orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária e tem validade de 180 dias. 

A influenza aviária (H5N1) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas o risco de contaminação entre humanos é muito baixo, mas podem acontecer se houver contato com aves contaminadas.

De acordo com o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, o decreto facilita acesso a recursos para prevenção e agiliza atendimentos em casos suspeitos.

“Teremos facilidade de solicitar parte do montante de R$ 200 milhões já liberados pelo Governo Federal para os estados e assim investirmos em ações como a contratação de funcionários, compra de equipamentos e deslocamento de servidores”, explicou. 

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) ainda alerta aos piauienses o consumo de carnes de frango e ovos permanece seguro como já foi atestado por instituições nacionais e internacionais de saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS