Educação

Piauí aumenta oferta de vagas para ensino EAD com vestibular 2017

Piauí aumenta oferta de vagas para ensino EAD com vestibular 2017

  • domingo, 2 de outubro de 2016

Com o intuito de expandir e interiorizar a oferta de ensino superior público no estado foi realizado lançado o edital EAD 2017 da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem a parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) no Salão Nobre da UFPI. Serão ofertadas 9.310 vagas de graduação distribuídas em 14 cursos de licenciatura e bacharelado, além de 1.500 vagas de pós-graduação em 39 polos de ensino no interior do Piauí, cedidos pela Seduc para aplicação das aulas presenciais.

Esta é uma parceria da UFPI e do Governo do Estado, por meio da Seduc, que resulta de um trabalho conquistado junto à CAPES para dar continuidade a oferta de cursos EAD levando o ensino superior por meio dos núcleos da UAB a vários municípios do Estado. Os cursos serão ofertados nos polos mantidos pela Seduc, que ficou responsável também pela manutenção dos laboratórios e infraestrutura", frisou a secretária Rejane Dias.
Somando as vagas ofertadas pela UFPI e pela Uespi serão abertas quase 15 mil vagas no ensino superior, na modalidade EAD somente no Piauí. O governador Wellington Dias destacou a importância da parceria. "Com o ensino a distância vamos chegar a aproximadamente 100 municípios com professores mestres e doutores ministrando aulas junto com a UAB. Isso significa desenvolvimento e mais profissionais se formando e permanecendo no lugar onde vivem. A secretaria Estadual de Educação tem feito um esforço grande para tudo isso acontecer garantindo a melhorar das estruturas físicas que já começamos e vamos terminar no começo de 2017", finalizou o governador Wellington Dias.
Segundo o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) com este edital o Piauí se consolida como maior ofertante de ensino EAD no Brasil. "Teremos polos distribuídos em todo o Estado com encontros presenciais e aulas ministradas online. A UFPI e a UESPI representam agora as duas maiores universidades no Brasil em número de alunos na graduação na modalidade a distância. Se não fosse o Estado, a modalidade não poderia ocorrer na forma presencial como estamos implantando", pontua o diretor. A solenidade contou com a presença da Secretária Estadual de Educação, Rejane Dias; do Governador Wellington Dias; do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; do diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes; e de Coordenadores de polos de apoio presencial de ensino a distância.
Vestibular 2017
Foto: Googlewellington dias
wellington dias
Na modalidade de ensino à distância, 80% da carga horária são aplicadas "online", através de plataformas de internet e 20% são presenciais, com professores e alunos dentro de salas de aula nos polos. As inscrições acontecerão de 3 de outubro a 3 de novembro pelo site www.ufpi.br/copese e o vestibular acontecerá no dia 11 de dezembro. A taxa para professores será de R$ 60 e para estudantes, R$ 30. Estão sendo oferecidas vagas de formação superior dos cursos de bacharelados em Administração, Administração Pública e em Sistemas de Informação; Licenciaturas em Computação, Filosofia, Geografia, Letras-Português, Matemática, Pedagogia, Física, Letras-Inglês, Química, Biologia e História.
Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: