Política

Petistas admitem Haddad como candidato e revista tira pesquisa do ar

Trata-se da pesquisa que aponta Guilherme Boulos em terceiro lugar para a eleição municipal de São Paulo.

  • sexta-feira, 17 de julho de 2020

Foto: Revista FórumLula e Haddad

As eleições municipais de São Paulo estão bastante movimentadas. A chapa do PSOL formada por Guilherme Boulos e Luiza Erundina empolga o eleitorado de esquerda. Em recente pesquisa, o candidato psolista surge com o dobro de intenções de votos que o candidato do PT, Jilmar Tatto, obteve quando foi candidato ao senado em 2018 e ficou com 6% dos votos.

O PT, em suas prévias partidárias, escolheu o nome de Jilmar Tatto para concorrer à Prefeitura de São Paulo. Essa indicação não agradou a grupos petistas, vereadores, por exemplo, estão com receio da candidatura de Tatto não deslanchar. Com isso, o nome de Fernando Haddad voltou a dominar as discussões do partido. Muitos defendem que o PT desista da candidatura de Jilmar Tatto e Haddad passe a ser o candidato.

O ex-presidente Lula tem sido bastante estimulado para convencer Haddad a considerar a ideia de disputar novamente o cargo que ocupou de 2013 a 2016.

De acordo com a pesquisa, o ex-deputado Jilmar Tatto teria o percentual de apenas de 3% das intenções de votos. Muitos petitas afirmam que, se Haddad não reconsiderar, o PT deveria apoiar a chapa do PSOL, com Boulos e a ex-prefeita Luiza Erundina.

Breno Altman, editor do site Opera Mundi, filiado ao Partido dos Trabalhadores e um dos principais analistas políticos da esquerda brasileira defendeu a chapa Boulos-Erundina à prefeitura de São Paulo, caso Fernando Haddad não substitua Jilmar Tatto, candidato escolhido pelo PT. 

Altman diz que Tatto tem legitimidade e é um grande quadro, mas as pesquisas mostram que não tem votos e pode ser um fiasco eleitoral. O que comprometeria o PT e toda a esquerda nacional, dada a importância de São Paulo no contexto eleitoral do País.

A escritora e filósofa Marilena Cahuí, tradicionalmente ligada ao PT, também declarou apoio a chapa do PSOL. Segundo ela, “SP precisa da coragem do jovem e da experiência da mulher madura que nunca abriu mão da ética e da utopia”.

Ela também disse que Boulos e Erundina são "destemidos no combate pela justiça social, política e cultural e na busca da solidariedade que transforme uma cidade de privilégios numa cidade de direitos, Boulos e Erundina trazem as marcas dos que praticam a política enraizados nos movimentos”. Para mais detalhes veja a matéria do pensarpiaui: https://pensarpiaui.com/noticia/chapa-boulos-erundina-ganha-apoio-de-petistas.html

Pesquisa de intenções de voto em São Paulo 

Na tarde desta sexta (17) a Revista Época tirou do ar a pesquisa sobre eleição municipal em São Paulo, que apontava Guilherme Boulos com 11% das intenções de voto, em terceiro, à frente de Marta Suplicy.

O colunista Guilherme Amado, da revista Época, retirou do ar a pesquisa do instituto Ideia Big Data publicada nesta quinta-feira (16) que aponta Boulos, líder do MTST, com a maior porcentagem de intenções de voto no campo da esquerda.

De acordo com nota do Instituto, o levantamento era para “consumo interno” e “não foi concebida para divulgação pública porque não houve registro no TRE”. “A Época prontamente atendeu nosso pedido e retirou a pesquisa do ar”, explica o comunicado.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: