Pensar Piauí

Pessoas com comorbidades podem se cadastrar para vacinação contra Covid em Teresina

A partir desta quarta-feira (5) o público-alvo já pode fazer o cadastro para receber a vacina

Foto: FMSSite Vacina Já
Site Vacina Já

A partir de amanhã (5) as pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades já podem se cadastrar no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ para receberem sua dose de vacina contra a Covid-19 em uma sala de vacina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai divulgar também nos próximos dias a estratégia de vacinação para as pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (de 55 a 59 anos), gestantes/puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos) e pessoas com Síndrome de Down (a partir dos 18 anos) para que elas também recebam a vacina contra a Covid-19.

“Vamos seguir a lista de comorbidades que o Ministério da Saúde recomendou. Todos tem que ter um documento que comprove a comorbidade (receita, laudo, relatório médico). Na sala de vacinação a pessoa apresenta a cópia do documento que comprove a doença, que ficará com o vacinador. Não vamos nos deter a data, o documento que a pessoa tiver vamos aceitar. A maioria das doenças são crônicas, a pessoa convive com ela. São muito poucas as que são de uma situação pontual”, afirma Laurimay Caminha, diretora de atenção básica da FMS.

A diretora de atenção básica da FMS esclarece ainda que não serão todas as pessoas que receberão a vacina conforme idade. “Isso só aconteceu com o grupo idosos. A partir de agora só vão ser contemplados grupos específicos como os com comorbidades, que também serão escalonados por idade. Não vamos continuar vacinando todas as pessoas conforme idade. Isso só vai acontecer quando o Brasil tiver um plano de vacinação em massa. No momento o país só tem o plano emergencial e ele só prevê vacinação Covid para algumas categorias”.

Confira a lista de comorbidades do Ministério da Saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS