Pensar Piauí

Pesquisadores representam Uespi em congresso em Harvard

Pesquisadores representam Uespi em congresso em Harvard

Foto: GooglePesquisadores representam Uespi em congresso em Harvard
Pesquisadores representam Uespi em congresso em Harvard
Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), participaram de dois simpósios sobre literatura no Congresso Anual de Literatura Comparada Americana – organizado pela Associação Americana de Literatura Comparada (ACLA). O encontro foi sediado na Universidade de Harvard, Massachusetts, Estados Unidos.
O professor Élio Ferreira, apresentou um trabalho sobre carta redigida pela escrava piauiense Esperança Garcia; já a docente Socorro Baptista, discorreu sobre a construção da identidade do sujeito na literatura contemporânea.
A literatura comparada é o ramo que se ocupa de estudar, por meio de comparação, duas ou mais produções literárias. O propósito destes estudos é perceber sinais de influência de temas, ideologias, métodos que os autores analisados tenham recebido. Um exemplo é o trabalho do professor Élio Ferreira, que traça um paralelo entre a carta de Esperança Garcia e os cujo os Relatos de Experiência, que consistem no uso de experiências pessoais no desenvolvimento de suas narrativas, o que de acordo com o pesquisador está presente na literatura de escritores negros posteriores a Esperança.
Em sua apresentação oral Socorro Baptista, abordou a concepção da identidade do sujeito frente aos deslocamentos territoriais e como isto o afeta neste processo. “Neste simpósio tivemos diversos pesquisadores que trabalham a posição do sujeito na literatura contemporânea, em comparação com obras dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. Ao todo, foram 13 trabalhos inscritos”, explicou a docente.
Além dos docentes Socorro Baptista e Élio Ferreira, participaram também do encontro os professores Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Silvana Maria da Silva Pantoja e Sebastião Lopes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS