Pensar Piauí

Pernambuco e seus dois filhos ilustres

Confira o depoimento de Lula sobre o Museu Cais do Sertão em Recife

Foto: Ricardo StuckertLula e Luiz Gonzaga
Lula e Luiz Gonzaga

O Museu Cais do Sertão é um museu interativo sobre o sertão e Luiz Gonzaga localizado na cidade do Recife. Começou a funcionar em 2014. Lá há documentários, vídeos sobre a história do sertão nordestino e Luiz Gonzaga. O local conta com rico acervo sobre a cultura e o povo nordestino. 

Foi construído no fim do segundo mandato do ex-presidente Lula. As obras tiveram início em 2010. O projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), o governo estadual e o Porto de Recife, com investimento de R$ 26 milhões, sendo R$ 21 milhões do governo federal.

O equipamento cultural funciona no Armazém 10, no Porto de Recife, e foi o primeiro museu nacional hi-tech e de alto porte em Pernambuco. A partir do uso de tecnologia de ponta e interativa com os visitantes, o centro cultural destaca a importância deste ícone do sertão nordestino para a cultura e o imaginário brasileiro.

É um projeto que uni diversão e conhecimento sobre a vida do rei do baião através de tecnologia e criatividade. No espaço, de 7 mil metros quadrados, acontecem cursos de dança e música, oficina de instrumentos musicais, estúdios, auditórios, biblioteca, mediateca, exposições temporárias, bar e restaurante. O projeto arquitetônico ficou a cargo de Marcelo Ferraz e a parte museológica foi elaborada por Isa Grispum.

Na ocasião de inauguração do Museu, Lula deu o depoimento a seguir:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS