Pensar Piauí

Pensando o futuro com a IA Generativa: um chamado à Ação

A IA generativa promete revolucionar a forma como pensamos, aprendemos, nos expressamos, criamos e nos comunicamos

Foto: ReproduçãoIA
IA

Por Nazareno Fonteles, médico e professor, no PiauiHoje 

A inteligência artificial generativa (IA generativa) está rapidamente se tornando uma das forças mais transformadoras do nosso tempo. Com sua capacidade de criar conteúdo original, desde texto e imagem até áudio e vídeo, a IA generativa promete revolucionar a forma como pensamos, aprendemos, nos expressamos, criamos e nos comunicamos. Chega-se a pensar que as mudanças serão de tal ordem na história da humanidade que se comparam àquela que ocorreu com a disseminação da imprensa de Gutenberg no século XV. No entanto, à medida que abraçamos o potencial dessa tecnologia, também devemos refletir profundamente sobre suas implicações e trabalhar ativamente para moldar um futuro em que a IA generativa seja orientada para o bem de todas as pessoas.

As obras de Kai-Fu Lee, Mustafa Suleyman, Eric Schmidt e seus colaboradores oferecem insights valiosos sobre este momento crucial. Em "Inteligência Artificial", Lee destaca o poder da IA para remodelar indústrias, transformar a natureza do trabalho criativo e o alto risco de provocar muito desemprego. E na parte final ele faz algumas propostas para enfrentar esses desafios. Ele nos lembra que, à medida que a IA assume tarefas cada vez mais complexas, devemos nos concentrar em cultivar habilidades exclusivamente humanas, como compaixão, criatividade e amor na família e na comunidade.

Suleyman, em "A Próxima Onda", vai além, argumentando que a IA generativa pode ser uma ferramenta poderosa para enfrentar desafios globais. Imagine a IA sendo usada para gerar soluções inovadoras para a crise climática e para a saúde pública, gerar novas proteínas e novos medicamentos ou produzir recursos educacionais acessíveis a todos de forma personalizada. Para realizar esse potencial, no entanto, Suleyman enfatiza a necessidade de uma base ética sólida, garantindo que a IA generativa seja desenvolvida e implantada de maneira responsável e transparente. Ele defende que urgentemente seja implantado um plano de contenção das IAs generativas em dez passos.

Ecoando esse sentimento, "A Era da IA" de Schmidt et al. nos convida a considerar as profundas implicações da IA generativa para a sociedade e a condição humana. À medida que a IA se torna cada vez mais capaz de criar conteúdo convincente e envolvente, devemos nos perguntar: Como preservamos a autenticidade e a agência humanas? Como garantimos que a IA generativa seja usada para empoderar indivíduos e comunidades, em vez de manipular ou enganar? Essas são questões que exigirão um engajamento sustentado de todos os setores da sociedade. E afirma: “No âmbito civilizacional, renunciar à IA será inviável. Os líderes terão que enfrentar as implicações da tecnologia, por cuja aplicação eles têm responsabilidade significativa ... A cada passo, a humanidade terá três opções principais: restringir a IA, fazer parceria com ela ou protelá-la”.

De fato, a chave para moldar um futuro promissor com a IA generativa está na colaboração. Precisamos de diálogos abertos e inclusivos que reúnam tecnólogos, cientistas, formuladores de políticas, especialistas em ética, educadores e o público em geral. Juntos, devemos desenvolver diretrizes e regulamentos que promovam a transparência, a responsabilidade e a equidade no desenvolvimento e implantação da IA generativa. Devemos também investir em educação e treinamento, equipando indivíduos com as habilidades e o conhecimento necessários para prosperar nesta nova era.

O importante no momento atual é que urgentemente nos alfabetizemos com essa nova ferramenta que amplia nossa inteligência de forma singular na História Humana Universal. Vários tipos dela estão ao alcance de nossos celulares de forma gratuita. Sem a vivência prática de seu uso cotidiano, ainda que limitado, como poderemos participar dos diálogos e debates sobre sua implementação institucional e democrática em nossa sociedade?

Acima de tudo, devemos abordar a IA generativa com um senso de propósito e visão para o bem comum. Esta tecnologia tem um potencial incrível para enriquecer nossas vidas, expandir nossa criatividade e enfrentar alguns dos maiores desafios que a humanidade enfrenta. Mas para realizar esse potencial, devemos nos esforçar ativamente para criar um futuro em que a IA generativa beneficie a todos - um futuro em que ela seja uma força para o bem, impulsionando a inovação, promovendo a compreensão e ampliando as possibilidades humanas de inclusão solidária e construção de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa.

No final de “A Próxima Onda” lemos: “A tecnologia deve ampliar o que há de melhor em nós, abrir novos caminhos para a criatividade e a cooperação, trabalhar seguindo o veio humano de nossas vidas e relacionamentos mais preciosos...- mas sempre em nossos termos, democraticamente decididos, publicamente debatidos, com benefícios amplamente distribuídos”. E Kai-Fu Lee complementa: “À medida que passarmos da era industrial para a era da IA ... devemos nos mover em direção a uma nova cultura, que valorize o amor humano, o serviço e a compaixão mais do que nunca”. Que possamos participar com consciência crítica dessa aventura de desenhar um novo mundo com IA e muito amor socialmente inclusivo e libertador!

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS