Pensar Piauí

“Peixinha”: Morre a nadadora Joana Neves, multimedalhista paralímpica, aos 37 anos

Ela faleceu após parada cardiorrespiratória

Foto: Ale Cabral/CPB/DivulgaçãoJoana Neves, de 37 anos
Joana Neves, de 37 anos

 

A atleta paralímpica Joana Neves morreu na madrugada desta segunda-feira (18) aos 37 anos de idade. A equipe da nadadora, conhecida como “Peixinha” ou “Joaninha”, confirmou a morte por meio das suas redes sociais.

“Peixinha” ficou conhecida por ter marcado a história da natação mundial, colecionando muitas medalhas em grandes competições ao redor de todo o mundo.

Joana Neves não resistiu a uma parada cardiorrespiratória, de acordo com nota oficial publicada pelo clube que defendia, a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef).  

De acordo com a Sadef, Joana Neves estava na capital paulista para realizar exames, pois apresentara episódios de convulsão recentemente.

No domingo (17), a atleta foi levada ao hospital, após se sentir mal no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

Ao longo da carreira, “Peixinha” colecionou pódios, se tornando uma das referências da modalidade. Foi campeã mundial nos 50 metros livres e também no revezamento misto 4x50m, além de levar o bronze em Glasgow (2015).

No último Mundial, na Ilha da Madeira (Portugal), há 2 anos, Joana Neves subiu ao pódio 4 vezes: faturou ouro no revezamento 4x50m livre misto, prata nos 50m livre classe S5 (limitação físico-motora) e levou ainda dois bronzes (50m borboleta e nos 100m livre).

Em Paralimpíadas, Joaninha amealhou duas pratas e três bronzes Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, em Parapan-Americanos brilhou com 4 ouros na edição de Gualalajara (2011), outros 5 ouros em Toronto (2015),  e mais 4 em Lima (2019).

Com informações do Gazeta Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS