Pensar Piauí

PDT decide expulsar secretário que cobrou “liberdade de expressão” para uso da suástica

Decisão foi tomada pela executiva do partido em Alagoas e anunciada pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi

Foto: ReproduçãoRicardo Santa Ritta
Ricardo Santa Ritta

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi (RJ), informou que o partido decidiu expulsar do quadro o secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta.

A decisão pela expulsão foi tomada em acordo com a direção do partido em Alagoas, depois que Santa Ritta usou as redes sociais para relativizar o uso do símbolo nazista, a suástica, alegando ser um ato de “liberdade de expressão”.


Segundo Lupi, a direção local entrará com os trâmites legais para tirar Santa Ritta dos quadros do partido, por considerar que a manutenção de sua filiação é incoerente com o pensamento do PDT.


Publicação nas redes sociais 

Hoje descobri que usar qualquer elemento com a ‘suástica’ é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, disse o secretário em uma das postagens.

A conta de Santta Ritta no Twitter foi desativada. As postagens faziam referência ao caso do jovem com suástica no braço que foi expulso de um shopping em Caruaru (PE).

O Brasil tem mais artigo de lei que habitante. Hoje, tomei conhecimento que usar símbolo da suástica é crime federal. Sinceramente, não sabia. O post anterior foi uma opinião pessoal minha. Achei interessante a discussão sobre liberdade de expressão por consequência disto”, escreveu.

Acredito que nunca me ofendi com opiniões alheias. Mas tenho que entender que há quem se incomode com a minha. Perdão. Desculpa. Apesar de não ter citado ninguém, nem me dirigido a quem quer que seja. Continuem vivos. Sejam felizes”, completou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS