Pensar Piauí

Parnaíba: ocupação de leitos de UTI atinge 100% no Heda

A última vaga foi ocupada na manhã desta quarta-feira (24)

Foto: JT NewsHospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), não há leitos disponíveis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada ao combate à Covid-19 no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, o principal no combate à pandemia na região Norte do Piauí. O hospital conta com 15 leitos de UTI. A última vaga foi ocupada na manhã desta quarta-feira (24). 

Segundo a direção do hospital, mais dez leitos serão instalados até o final da tarde de quinta-feira (25). Serão cinco leitos para adultos e cinco infantis. Eles ficarão no espaço do setor de ortopedia do hospital. 

Na terça-feira (23), o secretário estadual de saúde Florentino Neto anunciou que o setor de ortopedia do Heda será transferido para a Santa Casa de Misericórdia, em Parnaíba, para a instalação do novos leitos. 

Além disso, dos 39 leitos clínicos, 35 estão ocupados. Dos dois leitos de estabilização do Heda, um está ocupado. Os dados foram divulgados pela Sesapi na noite de terça-feira (23). 

Também nessa terça-feira (23), a Prefeitura de Parnaíba anunciou a reabertura do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, que deve abrigar 20 leitos de UTI. O prefeito Mão Santa (DEM) deve viajar à Brasília para uma reunião com o Ministério da Saúde para tratar do assunto. Ainda não há data definida para a reabertura do hospital. 

Com informações do G1 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS