Pensar Piauí

Papa Francisco diz que casais LGBT têm direito a união civil

'Homossexuais são filhos de Deus', disse pontífice em filme lançado em festival em Roma

Foto: Dom TotalPapa Francisco
É o gesto mais enfático de Francisco aos direitos LGBTI desde sua ascensão ao Papado, em 2013

Em um filme exibido em um festival nesta quarta-feira (21), na Itália, o papa Francisco disse que é preciso criar leis que defendam a união civil de homossexuais. No filme "Francesco", ele aborda temas com os quais se importa, como: meio ambiente, pobreza, migração, desigualdade racial e de renda e pessoas mais afetadas por discriminação.

As pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família. Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso. O que precisamos é criar uma lei de união civil. Dessa forma, eles são legalmente contemplados. Eu defendi isso — afirma Francisco durante a obra dirigida por Evgeny Afineevsky, segundo os sites G1 e O Globo.

A Igreja Católica é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e as declarações representam um ponto de virada em relação ao posicionamento de seus antecessores, incluindo o papa emérito Bento XVI, recluso no Vaticano. 

Esta é a primeira vez que o Papa se pronuncia abertamente em favor da união civil homossexual. No passado, Francisco já havia pregado o respeito aos gays e expresso seu interesse em dialogar com esse grupo.  

Veja o vídeo do O Globo na íntegra:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS