Pensar Piauí

Papa Francisco celebra 84 anos

Francisco multiplicou gestos simbólicos para manifestar atenção às vítimas da pandemia

O papa celebra hoje (17) seu 84º aniversário, depois de um ano de pontificado marcado pelo confinamento, sem viagens internacionais, e pelos gestos simbólicos para manifestar atenção às vítimas da pandemia.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de dezembro de 1936; filho de emigrantes italianos, trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus, licenciando-se em filosofia e teologia.

Ordenado padre a 13 de dezembro de 1969, foi responsável pela formação dos novos jesuítas e depois provincial dos religiosos na Argentina (1973-1979).

João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e foi ordenado bispo a 27 de junho desse ano, assumindo a liderança da diocese a 28 de fevereiro de 1998, após a morte do cardeal Antonio Quarracino.

O primaz da Argentina seria criado cardeal pelo papa polaco a 21 de fevereiro de 2001, ano no qual foi relator da 10ª assembleia do Sínodo dos Bispos.

Tem como lema Miserando atque eligendo, frase que evoca uma passagem do Evangelho segundo São Mateus: "Olhou-o com misericórdia e escolheu-o".

O cardeal Jorge Mario Bergoglio seria eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do agora papa emérito, assumindo o inédito nome de Francisco; é o primeiro papa jesuíta na história da Igreja e também o primeiro pontífice sul-americano.

O último ano fica marcado pela publicação, em outubro, da encíclica Fratelli Tutti (Todos irmãos), na qual Francisco traça um cenário de "sombras" para denunciar o que qualifica como "globalismo" do mercado de capitais, que responsabiliza pelo aumento de desigualdades e injustiças sociais.

Homenagens nas redes sociais 

 


 


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS