Pensar Piauí

“Pague uma faxina e ganhe uma aula de história da arte”

Quem fez o anúncio foi Silvia Schiavone formada em Artes e desempregada

Foto: ExtraAnuncio de faxina

Ao entrar para a lista dos milhões de desempregados brasileiros, a professora Silvia Schiavone, de 39 anos, moradora do Rio de Janeiro, teve uma ideia inusitada. Formada em Artes, resolveu oferecer o que ela chama de “Faxina Artística”. Entre uma limpeza e outra, ela pretende falar sobre Renascimento ou Modernismo com o cliente.

Por conta da ideia, a professora viralizou na internet com um anúncio que diz “Pague uma faxina e ganhe uma aula de história da arte”.

Formada pela URJ, com licenciatura na Cândido Mendes, ela ainda tem uma especialização em Linguagem Artística e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Sílvia contou que teve a ideia após não encontrar vaga em sua especialização.

“A maioria dos projetos para quem trabalha com a cultura não tem uma verba certa. A gente tem de se submeter a um edital e captação de recursos. O momento atual (em plena pandemia do novo coronavírus) é o pior para isso. Não tem de onde tirar (recursos). O jeito foi tentar outra saída”, disse.

Ela cobra “Faxina Artística” a partir de R$ 200, por oito horas de trabalho, dependendo do tamanho da casa.

“Pagando bem qual o problema de fazer faxina? Não é humilhação, minha mãe foi faxineira e me sustentou assim. Quando coloquei o anúncio nos grupos nas redes sociais, algumas pessoas peguntaram se era uma performance ou se era real. Eu respondia que era uma performance real. Se me pagar, eu vou na casa e limpo mesmo”.

Ela explica que o cliente pode escolher o tema da aula e até mesmo o momento, que pode acontecer antes, depois ou até durante a faxina.

“Se a pessoa decidir que seja durante a faxina, posso colocar meu microfonezinho e, enquanto faço a limpeza, converso. Vou varrendo, tirando o pó, passando um paninho e dialogando sobre Tarsila do Amaral”, conta.

Foto: O GloboSilvia
Silvia

Com informações do Extra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS