Pensar Piauí

Padre Robson: Ministério Público vai recorrer contra decisão do TJ que inocentou o pároco

Ele era investigado por suposto desvio de R$ 120 milhões do dinheiro doado por fiéis

Foto: YouTubePadre Robson
Padre Robson

Com informações G1

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) informou, ontem, que vai recorrer às instâncias cabíveis dentro do sistema Judiciário contra a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) que trancou a ação que investigava o padre Robson de Oliveira e as movimentações financeiras nas contas da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), entidade fundada pelo sacerdote e responsável pela administração do Santuário Basílica de Trindade.

A decisão do TJ-GO paralisou o processo do MP-GO, na terça-feira (6), por meio de um habeas corpus concedido em favor do padre, o que obriga os promotores a interromperem a investigação sobre o suposto desvio de R$ 120 milhões do dinheiro doado por fiéis.

O Ministério Público reforçou em nota que as provas apresentadas no processo são legais e que investiga não só o padre Robson, mas todas as empresas envolvidas no suposto esquema de desvio e lavagem de dinheiro A nota diz ainda que o MP tem a atribuição de fiscalizar atividades de empresas privadas, especialmente quando há indícios de irregularidades.

Em nota, a defesa de padre Robson comentou o anúncio de recurso por parte do MP-GO. "Apesar de o Ministério Público ter negado eventualmente o direito constitucional de presunção da inocência. A defesa afirma que esse direito de recorrer jamais pode ser negado. A defesa acredita no direito, na justiça e no estado democrático de direito e na garantia de recorrer. Afinal, o que se espera a partir deste processo é o restabelecimento da verdade", diz o comunicado.

Trancamento da ação

O trancamento pode ser determinado quando a Justiça entende que não houve o crime que é alvo da investigação, neste caso, organização criminosa, lavagem de capitais e apropriação indébita. O Ministério Público pode recorrer para instâncias superiores, mas, se a decisão do trancamento for mantida até o trânsito em julgado - quando não há mais recurso - a ação é arquivada automaticamente.

Caso contrário, o processo segue seu curso. Enquanto o trancamento estiver vigente, o padre e os demais suspeitos não podem ser investigados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS