Pensar Piauí

Pacientes de Manaus chegam em Teresina; dois estão na UTI

Houve atrasos na chegada por conta da falta de oxigênio em Manaus

Foto: Cidade VerdeDesembarque de manauaras em Teresina
Desembarque de manauaras em Teresina

Os pacientes clínicos com Covid-19 vindos de Manaus desembarcaram na manhã desta sexta-feira (15) no aeroporto de Teresina. O prefeito Dr. Pessoa (MDB), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque e o superintendente do Hospital Universitário, médico Paulo Márcio, receberam os pacientes e familiares.

Os pacientes vieram em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e houve atrasos devido a escassez de oxigênio em Manaus.

A Prefeitura montou logística de recepção com 28 profissionais, 11 ambulâncias e vans para o translado do aeroporto para o HU. 

O médico Paulo Márcio informou que dos nove pacientes, dois deles estão em estado grave e vão para UTIs. Os sete restantes estão com quadro clínico estável. 

Foto: Cidade VerdeNove pacientes vieram para Teresina
Nove pacientes vieram para Teresina

Gilberto Albuquerque disse que a prefeitura conseguiu uma estrutura maior para recebê-los. Segundo Gilberto, a previsão do Ministério da Saúde era enviar 15 pessoas com Covid-19, mas houve falta de oxigênio.

Dr. Pessoa garantiu que a chegada dos pacientes não afetará a demanda de leitos em Teresina. 

“Estamos preparados tecnicamente, mas humanamente falando. É a caraterística do povo do Piauí, de Teresina. Estamos preparados com folga para o recebimento de pessoas de Manaus ou de outros estados da federação. Nós iremos devolver ao povo de Manaus, ao povo do Amazonas, os irmãos saudáveis e, se houver necessidade, ainda temos folga para receber outros que poderão vir não só de Manaus, mas de outros estados”, disse Pessoa.

Com informações do Cidade Verde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS