Pensar Piauí

Outubro Rosa: Teresinense venceu o câncer de mama e conta história de superação

A professora Patrícia Silva descobriu o câncer de mama em 2017, fez o tratamento e venceu a doença, hoje ajuda outras mulheres com ações voluntárias

Foto: Arquivo pessoalProfessora Patrícia Silva, de 42 anos
Professora Patrícia Silva

A professora teresinense Patrícia Silva, de 42 anos, foi diagnosticada com câncer de mama aos 39 anos, em 2017.

Patrícia contou como sua luta contra o câncer começou. “Uma amiga minha estava tratando um câncer, isso me fez ter curiosidade em fazer o autoexame, foi onde eu senti o nódulo e ainda passei um tempo sem procurar ajuda. Depois de um tempo fui fazer a mamografia e logo tive a certeza do câncer de mama. Iniciei o tratamento com quimioterapia, depois fiz a cirurgia e por último sessões de radioterapia. Contei com o apoio de toda a minha família e amigas que sempre estiveram do meu lado”.

Foto: Arquivo pessoalDurante o tratamento
Durante o tratamento

A professora contou que passou um período sem poder trabalhar, mas sempre teve ajuda, já que não recebeu o Auxílio-doença devido à burocracias no INSS. “Hoje estou sendo acompanhada pelos médicos, irei tomar medicação durante 10 anos, mas tenho uma vida normal e voltei todas as atividades de antes.”, destacou.

Foto: Arquivo pessoalOutubro Rosa em Piripiri
Outubro Rosa em Piripiri

Foto: Arquivo pessoalOutubro Rosa em Capitão de Campos
Outubro Rosa em Capitão de Campos

Foto: Arquivo pessoalCaminhada Outubro Rosa de 2019
Caminhada Outubro Rosa de 2019

Foto: Arquivo pessoalGrupo Delas
Grupo Delas

Foto: Arquivo pessoalDurante ação voluntária
Durante ação voluntária

Foto: Arquivo pessoalParceria do “Grupo Delas” de voluntárias com a delegada Ana Melka,  na luta contra a violência doméstica
Parceria do “Grupo Delas” de voluntárias com a delegada Anamelka Cadena, na luta contra a violência doméstica

Patrícia Silva é professora em uma escola particular da capital, palestrante e voluntária em ações de conscientização e combate ao câncer de mama, empreendedora e está concluindo uma especialização em Arteterapia.

Foto: Arquivo pessoalNa sala de aula
Na sala de aula

Hoje, ela diz que se considera vencedora e feliz. “O câncer não veio para me matar, e sim para eu ajudar outras pessoas a viverem. Lutem pela vida!”, comemorou.

Foto: Arquivo pessoalDepois de curada, fazendo atividade física
Depois de curada, fazendo atividade física

Desde a descoberta da doença e durante todo o tratamento, Patrícia compartilhou sua história através de vídeos e fotos nas redes sociais, o que ajudou e trouxe otimismo para outra mulheres que também estavam na mesma situação.

Veja a história na íntegra:


 


 


 


 


 


 


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS