Pensar Piauí

Outubro Rosa: oito municípios do Piauí vão receber Caminhões da Mamografia até o final do mês

Desde o início do projeto, as unidades móveis já realizaram mais de 55 mil atendimentos.

Foto: CcomCaminhão da Mamografia
Caminhão da Mamografia

 

Como parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, os Caminhões da Mamografia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) percorrem mais oito municípios.

Atualmente, atendendo mulheres de 40 a 69 anos na cidade de Santa Cruz, a unidade móvel chega nesta quinta-feira (26) em São Félix do Piauí. Na sexta-feira (27), o veículo adaptado chega à Batalha e no sábado (28) em São Miguel do Fidalgo e Aroazes.

Em Lagoa Alegre e Teresina, os Caminhões da Mamografia iniciam os atendimentos na próxima segunda-feira (30). Na terça-feira (31), será a vez da cidade de São José do Peixe. 

“Essa ação é importante, dentro do Outubro Rosa, para realizarmos de forma mais descentralizada o rastreio do câncer de mama”, afirma Rodrigo Martins, da Diretoria de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação (Ducara) da Sesapi.

Para ter acesso ao serviço prestado pelos Caminhões de Mamografia, as pacientes precisam procurar a atenção básica do seu município, para que seja realizado o encaminhamento e agendamento do exame.

Os resultados dos exames são encaminhados às secretarias municipais para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso ao serviço.

Durante o Outubro Rosa, os Caminhões da Mamografia percorrerão 21 cidades piauienses. Desde o início do projeto, as unidades móveis já realizaram mais de 55 mil atendimentos.

Confira o cronograma para os próximos dias:

Quinta-feira (26/10): São Félix do Piauí
Sexta-feira (27/10): Batalha
Sábado (28/10): São Miguel do Fidalgo e Aroazes
Segunda-feira (30/10): Lagoa Alegre e Teresina
Terça-feira (31/10): São José do Peixe

Com informações da Sesapi 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS