Pensar Piauí

Orçamento da Saúde: Ciro diz que tem mais, PT diz que tem menos

O Governo Federal apresentou o Projeto de Lei Orçamentária para 2022 (PLOA 2022)

Foto: Montagem pensarpiauíPT- Ciro Nogueira
PT- Ciro Nogueira

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, compartilhou na terça-feira (31/08) uma matéria da Agência Brasil destacando que a Saúde tem previsão de aumento de R$ 2 bilhões no orçamento de 2022, conforme proposta do Governo Federal enviada ao Congresso. Segundo o político piauiense, a maior parte desse valor será destinada ao combate da pandemia e compra de vacinas para garantir a continuidade da imunização no próximo ano. "A pandemia impôs grandes desafios, mas o trabalho dedicado do governo nos permite olhar para frente com otimismo, confiantes na consolidação do crescimento do país", destacou Ciro.

Já o PT afirma o contrário.

Segundo o Partido, o Projeto de Lei Orçamentária para 2022 (PLOA 2022), apresentado na terça-feira (31) pela equipe de Paulo Guedes, é o retrato perfeito do descaso que Jair Bolsonaro tem com os brasileiros. Em plena pandemia e período de fome, o governo decidiu retirar ainda mais recursos da Saúde. É difícil apontar qual é o maior absurdo do PLOA, mas um forte candidato certamente é o orçamento para a Saúde. O projeto, pasmem, prevê R$ 44 bilhões a menos para a área do que o montante autorizado em 2021, que já era menor que o de 2020. Bolsonaro e Guedes repetem o crime de desidratar a área justamente quando o Brasil vive a maior crise sanitária da história.

Para o orçamento de 2021, o governo não só reduziu o orçamento, como não previu recursos específicos para combater a Covid-19. Depois, justificou-se dizendo que não havia previsto o agravamento da pandemia entre o fim do ano passado e o começo deste. Agora, volta a ignorar os avisos da ciência, que indica um provável aumento de casos com a circulação da variante Delta e prevê que a campanha de vacinação precise ser mantida no ano que vem. É muito desprezo pela vida dos brasileiros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS