Pensar Piauí

OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE QUÍMICA :Brasil obtém, na Geórgia, o melhor resultado de todas as edições da IChO

OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE QUÍMICA :Brasil obtém, na Geórgia, o melhor resultado de todas as edições da IChO

Foto: GoogleA Delegação Brasileira
A Delegação Brasileira
A Delegação Brasileira conquistou 02 (duas) medalhas de prata e 02 (duas) medalhas de bronze na 48th International Chemistry Olympiad (IChO) que terminou neste domingo, na cidade de Tbilisi, na Geórgia. Segundo o Chefe da Delegação Brasileira (head mentor), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes (Reitor da UFPI): "Todos os estudantes brasileiros foram premiados".
Esse foi o melhor resultado que o Brasil já obteve em todas as IChOs. Foi o melhor desempenho dentre todos os países iberoamericanos e melhor também que o desempenho da Alemanha, Inglaterra, França e Itália.
A Olimpíada Internacional de Química é um evento que começou a ser realizado em 1968, na Checoslováqia, que tem um alto valor científico, educacional, humano e cultural. Além de contribuir para a popularização das ciências naturais e, especialmente, a química entre os jovens do mundo. Reúne desde então, a cada ano, no mês de julho, aproximadamente 320 estudantes oriundos de cerca de 80 diferentes nações. Cada país pode competir com o máximo de 4 estudantes não-universitários, com idade inferior a 20 anos, que são submetidos a exames teóricos e práticos durante o período do evento (10 dias).
O Brasil tem tido uma presença forte nas olimpíadas. Na IChO 2015 realizada em Baku, Azerbaijão o Brasil conquistou uma medalha de prata e dois bronze. Na IChO 2014 em Hanói três de bronze. Na ICho 2013 em Moscou conquistou 4 bronze.
Segundo Alexandre Jejelava, Ministro de Ciências e Educação da Geórgia “Cada um de nós está bem consciente da importância da Olimpíada Internacional de Química, cabe elogiar não só o seu valor científico-educacional, mas também o seu valor humano e cultural. Este evento irá, sem dúvida, contribuir para a popularização das ciências naturais e, especialmente, a química entre os jovens”.
As provas aplicadas são elaboradas por um júri internacional formado por mentores (membros das delegações) e especialistas do país organizador. Ao final do evento, os mais destacados estudantes recebem prêmios que consistem em medalhas de ouro, prata e bronze. O Brasil iniciou sua participação, com estudantes, neste evento, por ocasião da 31st IChO que se realizou na Tailândia.
As próximas edições da IChO estão programadas para os seguintes países: Tailândia - 2017, República Checa + Eslováquia - 2018, França - 2019, Japão - 2021.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS