Pensar Piauí

Oeiras comemora 300 anos

Oeiras comemora 300 anos

O tricentenário da primeira capital do Piauí, Oeiras, será comemorado neste ano, com uma programação que será aberta amanhã segunda-feira (23). O cantor Tom Cleber é uma das atrações da Noite Cultural que faz parte da comemoração de aniversário da cidade. O show começará a partir das 21h, na Praça de Eventos, onde também se apresenta a cantora Karine Santos. Mais cedo, por volta das 18h30, tem apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, durante a entrega da restauração do relógio e instalação dos lustres da Igreja de Nossa Senhora da Vitória. “Essa é uma antiga reivindicação dos moradores e não há data melhor para entregar essa restauração, já que se trata de uma igreja centenária, que faz parte da história de Oeiras e do Piauí”, diz o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Além da restauração e da noite cultural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está apoiando, em parceria com a Prefeitura de Oeiras, a realização da oficina de customização de adereços para reisados, que será ministrada por Wilson Costa. Ainda na segunda-feira, além da instalação do Governo do Estado em Oeiras, terá a abertura da exposição comemorativa ao tricentenário da cidade, com lançamento do selo comemorativo, bem como do calendário de eventos e apresentação dos Novos Bandolins e Congos de Oeiras.

O evento será no Sobrado Major Selemérico, reaberto em maio de 2016, depois de passar por reforma. O sobrado também passou a ser a sede da Escola de Bandolins “Dona Petinha”, aberta oficialmente em novembro do ano passado. “Nós estamos plantando sementes e preservando essa tradição que, de modo algum, deve morrer em Oeiras. Assim como ocorre em Bom Jesus com a rabeca, o intuito é perpetuar essa tradição. Entregamos, em 2016, o Major Selemérico que agora vai funcionar completamente com a escola”, afirma Fábio Novo.

A Secult também apóia outros eventos em Oeiras, a exemplo da Semana Cultural, em novembro, e a encenação do espetáculo da Paixão de Cristo, na Semana Santa. Além disso, Oeiras é uma das cidades do Piauí beneficiadas com a descentralização de projetos realizados pela Secult, como Boca da Noite e projeto Seis e Meia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS