Pensar Piauí

“O que farei hoje para enfrentar o racismo?”, indaga Sueli Rodrigues a partir de uma reflexão sobre a Lei de Terras

O que significou a Lei de Terras para a posse de um pedaço de chão pelo brasileiro comum? Quem implicações teve junto ao povo negro do Brasil?

Foto: FacebookMaria Sueli Rodrigues
Maria Sueli Rodrigues

 

Nos seculos XVIII e XIX o mundo se transformou. De sociedades que viviam do comércio, passou-se a viver os tempos da industrialização. A consequencia principal desta mudança foi o fim do regime escravocrata no mundo. Mas no Brasil ele resistiu, o país foi um dos últimos a abolir esta forma de produção. Antes de proclamar a abolição dos escravos o Brasil fez a Lei de Terras que garantiu aos brancos que os negros não teriam acesso a terra, mesmo libertos.  

A professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa é a entrevistada de hoje do pensarpiaui para falar da Lei de Terras no Brasil e suas consequencias nos dias atuais. O que significou a Lei de Terras para a posse de um pedaço de chão pelo brasileiro comum? Quem implicações teve junto ao povo negro do Brasil? Sueli responde a estas indagações mas também faz a dela: "O que vou fazer hoje para enfrentar o racismo?" - sugere ela que nos façamos sempre esta pergunta.

Maria Sueli Rodrigues de Sousa tem um histórico de lutas em defesa da universidade pública e contra as opressões de raça, gênero e orientação sexual. É advogada, professora de Direito, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS