Pensar Piauí

O que é cisgênero? Entenda pergunta que Bolsonaro não soube responde à PF

Bolsonaro foi questionado pela Polícia Federal se era uma pessoa cisgênero e não soube responder. Você conhece a expressão?

Foto: Poder360Bolsonaro
Bolsonaro

 

Durante depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nessa quinta-feira (22/2), foi perguntado se era uma pessoa “cis”. O político, que é investigado por integrar uma organização que tentava um golpe de Estado no Brasil, não soube responder a pergunta.

Você saberia responder a pergunta?

Cis é a abreviação de cisgênero, que indentifica pessoas que se identificam com o sexo biológico (masculino ou feminino) de nascimento. O contrário é transgênero: indivíduos que não se identificam com o sexo biológico de nascimento.

Cis e trans não estão relacionados a orientação sexual, e sim, sobre questões de gênero. Uma mulher transsexual, por exemplo, pode ser hétero, homo ou bissexual.

Por que a PF perguntou se Bolsonaro é cisgênero?

O colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, revelou que a Polícia Federal passou a incluir os termos “transgênero” e “cisgênero” na lista de dados de pessoas que prestam depoimento à corporação, como no caso de testemunhas e investigados.

As classificações agora são formalmente usadas em oitivas e em documentos oficiais, em alinhamento com as diretrizes adotadas pelo governo Lula para políticas LGBTQIA+.

Ainda desconhecidos de grande parte da população, os termos seguem acompanhados de explicações feitas pela própria PF. A identificação também inclui o campo “orientação sexual”, no qual os depoentes são classificados em campos como “heterossexual” e “homossexual”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS