O que Bolsonaro fez pelo combate do coronavírus no Piauí ?

Em entrevista ao EL País Wellington Dias detalhou como tem sido a ajuda do Governo Federal

Foto: Portal Ponto XJair Bolsonaro / Wellington Dias
Jair Bolsonaro / Wellington Dias

 


O governador do Piauí, Wellington Dias, concedeu hoje entrevista ao El País. Falou de vários assuntos, mas o pensarpiauí destacou aqui aquele referente ao auxilio federal no combate ao coronavírus 

El País: O que o governo federal prometeu e o que ele cumpriu de fato no combate à covid-19?

WD. Houve uma promessa de que o governo compraria, há 45 dias, 15 milhões de exames para que houvesse uma testagem mais elevada para a gente saber onde tem pessoas infectadas e onde não tem. O Governo tinha comprado 500.000 para o Brasil inteiro. O Piauí recebeu 7.200 kits. Havia promessa de entrega de respiradores, eram 60 para nós.

El País: Esses respiradores não chegaram?

WD. Sabe o que o Governo fez? O Piauí fez uma compra de um fornecedor de São Paulo, de 80 respiradores, e o Governo federal bloqueou. Tivemos de recorrer à Justiça porque a empresa nos falou: “aqueles que estavam reservados para você já foram levados e temos de fazer novos”. Não é razoável. Além de o Governo não comprar, o ministro Marco Aurélio Mello [do Supremo] teve de dar uma decisão para garantir que receberíamos o que compramos. Decidiu que o Governo tem de parar de bloquear equipamentos comprados pelos Estados e municípios.