Pensar Piauí

O pai fazia 70 anos, a família se reuniu e 6 adoeceram de covid-19

O fato aconteceu na cidade de Registro, do Vale do Ribeira, interior de São Paulo

Foto: MetróplesFamília reunida
Família reunida

No município de Registro, cidade do Vale do Ribeira, interior de São Paulo, uma festa de aniversário surpresa se tornou um verdadeiro pesadelo para toda uma família. Depois que se reuniram, no início de outubro, para comemorar o aniversário do patrono, que completou 70 anos, seis pessoas foram contaminadas pela Covid-19 e 16 apresentaram sintomas.

Lucieny Moura, de 41 anos, técnica de enfermagem e uma das filhas do aniversariante, relatou que, três dias após a festa surpresa do pai, os familiares começaram a ter diarreia, vômito, perda de apetite, fraqueza e dores de cabeça e musculares. Ela passou a apresentar sintomas a partir do sétimo dia, quando começou a sentir muitas dores.

“Apresentei vômito e muita dor de cabeça. No segundo dia veio a diarreia, as dores nas pernas abaixo do quadril, muito fortes, a cabeça parecia que ia explodir, e meus familiares já todos com os mesmos sintomas. A preocupação maior era meus pais, que estavam bem fracos, já sem comer e com muita dor”, relembra.

Os familiares começaram, então, a procurar unidades de saúde. Lucieny explica que nem todos conseguiram fazer os testes, e quem trabalhava em home office ou os estudantes não chegaram a fazer o teste, por já estarem em isolamento. Da família, Lucieny, o esposo, o irmão, a cunhada e os pais fizeram a testagem e todos receberam a confirmação da doença. “Os sintomas foram os mesmos, até em quem não testou”, explica.

Isolamento

Alguns familiares moram em São Vicente, no litoral paulista, e o irmão dela vive em Minas Gerais. Ela relata que todos ficaram em isolamento por duas semanas, até a melhora nos sintomas. Apesar das dores fortes, ninguém precisou ser internado. “Estamos bem, graças a Deus. Meu marido está melhor, mas continua com complicações de diabetes”, comenta.

Lucieny conta que toda a família era extremamente cuidadosa e por isso decidiu se reunir. Após o episódio, ela comemorou a recuperação nas redes sociais e publicou um texto alertando amigos sobre o perigo. “Para mim, foi uma surpresa, pelo tanto que me cuidava. O pessoal está me malhando por ser da enfermagem, mas, acima de tudo, eu sou um ser humano. Todos nós que saímos para trabalhar somos linha de frente, eu fiz a postagem para alertar disso”, completa.

Ver irmãos, sobrinhos, filhos e pais passarem por essa situação foi complicado para a técnica. “Foram dias muito difíceis”, relembra. Agora, ela comemora que a família está bem, mas decidiu usar a experiência para conscientizar pessoas.

“Evitem aglomeração sim, gente, o vírus não é brincadeira, ele está aí, sim. Eu sabia que uma hora ou outra alguém ia se contaminar, mas não imaginava que seria ao mesmo tempo. Se cuidem”, completa Lucieny.

Foto: MetrópolesLucieny Moura
Lucieny Moura

Com informações do Metrópoles 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS