Pensar Piauí

O ENCONTRO: Lula recebe Campos Neto no Planalto pela 1ª vez nesta quarta

A reunião acontece sob articulação do Ministro Fernando Haddad

Foto: Lula: Ricardo Stucked / Campos Neto: Raphael RibeiroLula e Campos Neto
Lula e Campos Neto

DCM - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta quarta-feira (27), pela primeira vez, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O encontro está marcado para as 17h30, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também irá participar da reunião, desempenhou um papel crucial na articulação desse encontro, aguardando o momento oportuno após duas quedas consecutivas de 0,5 ponto percentual na taxa de juros. 

Na semana anterior, Haddad se reuniu para um almoço com Campos Neto para discutir a recente viagem a Nova York junto a Lula. O ministro demonstrou grande entusiasmo com o interesse dos investidores no Brasil e a potencial participação dos Estados Unidos na agenda verde brasileira.

Esta é a primeira agenda entre Lula e Campos Neto desde o início do mandato do petista, em 1º de janeiro. Nos últimos meses, Lula fez diversas críticas ao presidente da autoridade monetária, devido ao índice da taxa básica de juros, a Selic.

O mandatário chegou a desferir ataques pessoais a Campos Neto, o chamando de “esse cidadão” e questionando suas intenções no comando do Banco Central, levantando hipóteses de que sua atuação seria para beneficiar terceiros.

A decisão de Lula em se reunir com o presidente do BC veio em resposta à queda das taxas de juros e à proposta de encontro de Haddad. Para Campos Neto, essa aproximação é estratégica, especialmente considerando o calendário de nomeações que o petista enfrentará nos próximos meses.

Vale destacar que, até o final do ano, o chefe do Executivo terá de indicar dois novos diretores do BC: o de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, e o de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS