Pensar Piauí

O encontro de Lula com seu ex-carcereiro no Planalto

Em 2022, Chastalo declarou publicamente seu voto no petista, afirmando que fez essa escolha “com todo o vigor do seu peito”

Foto: ReproduçãoO agente da Polícia Federal Jorge Chastalo e Lula
O agente da Polícia Federal Jorge Chastalo e Lula

Recentemente, o ex-carcereiro de Lula (PT) durante seu período de prisão em Curitiba, o agente da Polícia Federal (PF) Jorge Chastalo, teve um encontro com o presidente no Palácio do Planalto, em Brasília. Essa foi a primeira reunião entre os dois desde que o petista assumiu o cargo.

O objetivo da recente conversa foi discutir a possibilidade de Chastalo integrar a equipe de segurança presidencial em Brasília, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo. Desde janeiro, Chastalo retornou ao Brasil e retomou suas atividades em Curitiba. As negociações para sua realocação na capital federal já estão em andamento com a cúpula da PF.

Chastalo pode se tornar o segundo ex-carcereiro de Lula a fazer parte da equipe de segurança do presidente. O agente da PF Paulo Rocha, conhecido como Paulão, já trabalha com o chefe do Executivo desde sua campanha.

Vale destacar que Lula e Chastalo já haviam conversado por telefone em diversas ocasiões. O presidente inclusive consultou Chastalo sobre questões políticas no Peru, onde o policial serviu como adido da PF, e ligou para desejar-lhe feliz aniversário. A última vez que se encontraram pessoalmente foi em um churrasco em 2019.

Além disso, em 2022, Chastalo declarou publicamente seu voto no petista, afirmando que fez essa escolha “com todo o vigor do seu peito”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS