Pensar Piauí

No Piauí, 99 profissionais de enfermagem estão infectados com Covid-19

No Dia do Enfermeiro, uma reflexão sobre os desafios da profissão em todo o Brasil

Foto: SesapiProfissionais piauienses
Profissionais piauienses

No Dia em que se comemora o Dia do Enfermeiro, o Conselho Federal de Enfermagem confirma que 99 profissionais piauienses estão infectados com Covid-19. No Brasil, já são 13.403 infectados, destes 263 estão internados e 98 foram à óbito desde o início da pandemia.

No Piauí, os dados são os seguintes: 41 confirmaram positivo e estão em quarentena; 46 estão com suspeita e em quarentena;  8 casos de diagnóstico não confirmado; 4 com suspeita internados; nenhum óbito registrado. "Temos 3 profissionais na UTI em estado preocupante", observa a presidente do Conselho Regional de Enfermagem no Estado, Tatiana Melo.

Tatiana cita que o maior desafio da categoria é a ausência de leis próprias que as beneficie. "Nossos profissionais compõem mais de 60% da força de trabalho das instituições de saúde, mas ainda não tem piso salarial instituído nem carga horária regulamentada", afirma.

As condições precárias de trabalho são uma realidade, observa a presidente. "Condições bem precárias e que levam ao risco de saúde, por isso temos hoje esse número tão elevado de infectados", lamenta. O COREN-PI comemora o dia do Enfermeiro com a distribuição de máscaras especiais para os profissionais.

Foto: CofenDados por estados
Dados por estados

Vídeo da presidente da COREN-PI, Tatiana Melo:

Mortes no Brasil 

"Estas mulheres —quase 85% dos trabalhadores de enfermagem são do sexo feminino— e homens que estão todos os dias na linha de frente do combate ao coronavírus nos hospitais brasileiros estão morrendo a uma taxa alarmante, uma das maiores do mundo"  destaca matéria do El País, que revelou que o Brasil já perdeu mais profissionais de enfermagem que Itália e Espanha juntas.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), até esta terça-feira, 12, foram identificados 98 óbitos de profissionais pela Covid-19 no país. São vítimas jovens: a maior parte tinha entre 30 e 60 anos, sendo uma delas de apenas 29 anos. A cidade do Rio de Janeiro lidera o ranking com 28 mortos, seguida por São Paulo com 27 casos. Amazonas segue com 9 óbitos, Pernambuco 7 e Ceará com 5.

O Cofen laçou uma plataforma para monitorar as mortes na enfermagem em todo o Brasil, com o auxílio dos Conselhos Regionais. 

Foto: CofenDados nacionais
Dados nacionais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS