Pensar Piauí

Na Espanha, Nonato Oliveira participa da exposição Meninas Madrid Gallery

O artista piauiense é um dos três brasileiros a participar da exposição

 

Foto: ReproduçãoNonato Oliveira
Nonato Oliveira

O Brasil conta com três esculturas em sua primeira participação na maior exposição de arte urbana ao ar livre da Espanha, a Meninas Madrid Gallery, um museu de rua que nesta quarta edição promove o encontro de diferentes culturas. As estátuas brasileiras remetem a elementos da identidade do país, desde os símbolos nacionais, como as cores da bandeira até características do folclore.

Os artistas plásticos Nonato Oliveira (Piauí), Ricardo Carvalheira (Pernambuco) e Aline Fraga Seelig (São Paulo) vestiram as bonecas com artes que exaltam as cores e a criatividade nacionais estão sendo serão instaladas em lugares emblemáticos da capital da Espanha.

Foto: ReproduçãoArte de Nonato Oliveira no Projeto Meninas Madrid Gallery (MMG) - Uma Janela para o Mundo
Arte de Nonato Oliveira no Projeto Meninas Madrid Gallery (MMG) - Uma Janela para o Mundo

As esculturas medem 1,80 metros de altura e começaram a ser instaladas no último dia 1º e permanecem em exposição até o dia 15 de dezembro.

Artista piauiense 

Nonato Oliveira, 72. Artista plástico, nascido em São Miguel do Tapuio, estado do Piauí. Seu estilo é caracterizado como uma mistura de primitivo com expressionista. As cores vivas e fortes são  usadas para expressar temas como a seca, a fome, a cultura popular, a religião e o folclore. Inaugurou no Piauí uma espécie de regionalismo sofisticado, tendo sido um dos pioneiros nesta abordagem das artes plásticas no Nordeste. Com uma pintura ímpar, de estilo peculiar claramente reconhecido, já participou de mais de 80 exposições, no Brasil, Estados Unidos e na Europa.

Foto: ReproduçãoUma das artes de Nonato Oliveira
Uma das artes de Nonato Oliveira

Foto: ReproduçãoArte do piauiense
Arte do piauiense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS