Pensar Piauí

Morre Juca Chaves, compositor e humorista

A morte aconteceu em razão de problemas cardíacos e respiratórios

Foto: DivulgaçãoJuca Chaves
Juca Chaves

GZH - Morreu, por volta das 22h30min deste sábado (25), o cantor Juca Chaves. Ele estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador, Bahia, em razão de problemas cardíacos e respiratórios. A causa da morte do artista, aos 84 anos, não foi divulgada.

Jurandyr Chaves, como foi batizado, recebeu do poeta Vinicius de Moraes o apelido de "O Menestrel Maldito". Nascido no Rio de Janeiro, Juca morava na capital baiana havia décadas. 

Compositor, crítico musical e humorista, o artista é considerado um ícone da cultura brasileira, reconhecido por suas músicas engajadas e seu ativismo social. 

Crítico feroz da ditadura militar, publicou obras como Por Quem Sonha Ana Maria? e Cúmplice, que o tornaram referência para diversas gerações de artistas e militantes políticos. Exiliado, viveu seis anos longe do Brasil. 

Formado em música clássica, Juca começou a carreira profissional em 1955, na TV Tupi, em São Paulo, sempre com humor ácido, inteligente e com críticas sociais.

Juca é casado desde 1975 com Yara Chaves, com quem vivia na capital baiana. Juca deixa duas filhas: Maria Morena e Maria Clara. Torcedor do São Paulo, Juca chegou a gravar uma marchinha para o time do coração.

Crítico, mas sem perder o humor, Juca Chaves chegou a ser candidato ao Senado pela Bahia em 2006, pelo PSDC e fez poesia para pedir votos. Ele não foi eleito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS